Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Congressos

Ecologia, Colonialismo e Biopolítica

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Estudos Pós-Coloniais, Eventos, História

Ecologia, Colonialismo e Biopolítica
22 de Outubro, 17h00
Sala TA 304 (NOVA FCSH, Avenida de Berna, Lisboa)

 

Tanto a ecologia política como a crítica pós-colonial têm ganho crescente protagonismo público e mediático em tempos mais recentes, no quadro dos debates a respeito da crise climática global ou das polémicas envolvendo os legados dos passados coloniais. Mais raro é que as duas questões sejam problematizadas de forma relacionada, como procuraremos fazer neste seminário, beneficiando da presença em Lisboa de Orazio Irrera, professor no Departamento de Filosofia da Universidade de Paris 8, co-director da revista materiali foucaultiani e antigo bolseiro de pós-doutoramento do IHC, a que se juntam Davide Scarso (CIUHCT — NOVA FCT) e Mariana Pinto dos Santos (IHA — NOVA FCSH).

A discussão desenvolver-se-á a partir do debate do texto «Décentrer la biopolitique. Remarques autour d’une généalogie coloniale de l’écologie politique», de Orazio Irrera. Após curtas intervenções iniciais dos três investigadores referidos, o debate será aberto à intervenção de todos os participantes.

A participação no seminário é gratuita, mas limitada ao número de lugares disponíveis, requerendo inscrição para: hcspostcol@gmail.com.

O texto em questão deverá ser lido previamente ao seminário, sendo enviado aos participantes quando estes realizarem a sua inscrição no evento.

Coordenação: José Neves e Rita Lucas (Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH)

Este encontro realiza-se com o apoio do projecto Amílcar Cabral, da História Política às Políticas da Memória (PTDC/EPH-HIS/6964/2014).


Imagem: Bornéu, A expedição de Frederick Burlingham deixa o último posto holandês de Poeroektjahoe, no rio Barito. Fotografia de imprensa, 1920. [Agence Rol 61643] (Fonte: Gallica)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas