Terça-feira, 19 de Março de 2024
Congressos

e-Conferência Multiculturalismo e Multilinguismo no Mundo Digital 2015

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Cabo Verde

Chamada para trabalhos, Linguística, Cultura

A e-Conferência Multiculturalismo e Multilinguismo no Mundo Digital 2015, que terá lugar nos dias 1 a 15 de setembro de 2015, tem como objetivo principal a construção de diálogos sobre as ações e as propostas de trabalho com multilinguismo e multiculturalismo na academia.
 
É de nosso entendimento que os países que integram a "lusofonia" convivem com aproximadamente 700 línguas vivas e uma miríde cultural que merecem ser representadas e terem suas histórias e culturas contempladas no espaço acadêmico de nossos países.
 
Esta é a primeira conferência da Rede Multilinguismo no Mundo Digital realizada na web. Ela é dedicada a todos os cientistas interessados em compreender fenômenos ligados ao Multililinguismo e ao Multiculturalismo, e a todas as pessoas que preservam suas línguas e suas culturas cotidianamente.
 
Esta E-Conferência é organizada para se realizar concomitantemente na web e localmente em "nossa" cidade. Entre 15 de agosto a 15 de setembro de 2015 vamos ter oportunidade de interagir com as reflexões e narrativas dos colegas através da web e tecer comentários a respeito. E poderemos também, dependendo da estrutura local, nos encontrarmos pessoalmente em nossa cidade. Nosso grupo de pesquisas já fez conferências, ou participou da organização de conferências ligadas ao multilinguismo no mundo digital em 2005, 2007, 2008, 2011, 2012, 2013 e 2015, e esta e-conferência é uma forma de juntos estreitarmos nossos laços de pesquisa e de interlocução com as línguas e culturas locais. É também, é claro, é uma forma de nos encontrarmos novamente e pela primeira vez no espaço digital. Esperamos dar visibilidade para o trabalho que cada um desenvolve, para que possamos nos fortalecer e melhorar cada vez mais.
 
A participação é gratuita, e acontece parte do tempo online. Qualquer pesquisador pode submeter um artigo ou poster, e qualquer pessoa pode nos encaminhar sua narrativa ligada às culturas ou às línguas de sua comunidade. As apresentações tem três maneiras para ocorrer: podem ser feitas previamente em video (video e áudio) ou em posdcast (somente audio) e colocadas no site, ou podem ser realizadas com instrumentos de webconferência, ou podem ser apresentadas apenas localmente - dependendo da estrutura local. Nós encorajamos fortemente todos a usarem seus aparelhos celulares para gravarem as apresentações e as colocarem no site do evento.
 
Esta proposta é uma realização da Rede Multilinguismo no Mundo Digital e do E-Lab Multiculturalismo no Mundo Digital (CulturalLab) que querem investigar distintas possibilidades de representar, preservar e trocar informações sobre culturas e línguas locais no mundo digital.
 
Através do CulturalLab queremos promover a diversidade cultural e linguística como programa acadêmico, compreendendo que o início do século XXI no Brasil é um momento histórico, em que importantes políticas de ação afirmativa aprovadas na educação criam um momento otimizado/ótimo para desenvolver programas que valorizam a diversidade das expressões culturais e linguísticas (cf. leis federais brasileiras 10639/03, 11645/08 e 12711/12).
 
Esta proposta está ancorada em uma rede de trabalhos internacional no hemisfério sul com nove instituições de educação superior em sete países que usam a língua portuguesa como língua acadêmica, que será usada para fortalecer a criação, produção, construção de acervo e disponibilização do acesso ao conhecimento cultural e acadêmico em uma perspectiva de crítica epistemológica e dos estudos culturais, baseada na teoria da Auto-Organização proposta por Michel Debrun.
 
Em razão de fatores históricos e da tradição acadêmica, os países de língua oficial portuguesa em situação pós-colonial não tem uma discussão estabelecida sobre valores multiculturais e multilingues. Este projeto pretende instalar no cenário acadêmico um debate sobre epistemologia crítica através da criação de recursos que deverão fomentar o debate em estudos culturais e crítica epistemológica em língua portuguesa. Para tanto nós 1) criaremos um grupo de pesquisa para promover reflexão ligada a epistemologia crítica, o que pode permitir a integração de culturas locais na construção do conhecimento no ambiente acadêmico; 2) intercambio de informações e criação de conhecimento colaborativo através da cultura digital entre universidades parceiras; 3) formar indivíduos aptos a integrar valores locais e visão de mundo local nas práticas acadêmicas; e 4) promover o paradigma da sociedade do conhecimento através da cultura digital. Este E-Lab almeja ser o primeiro exemplo em língua portuguesa que reúne diversidade cultural e linguística entre países com pesquisa de ponta nas humanidades.
 
*Os trabalhos podem ser apresentados em português e/ou em sua língua materna (se a sua língua materna não coincidir com o português). Caso resolva apresentar seu trabalho em sua língua materna (no caso de não ser o português) solicitamos que nos indique um professor, ou um interlocutor, que poderá acompanhá-lo na sua apresentação.
 
O evento terá apresentação de trabalhos presenciais em:
 
Angola:
Instituto Superior de Ciências da Educação - ISCED-Lubango
Universidade Kimpa Vita em Uíge
 
Brasil:
CLE-UNICAMP, Casa de Cultura Afro Fazenda Roseira, Forum de Cultura Digital de Campinas e Região, Casa de Cultura Digital de Campinas,
UNESP Campus de Presidente Prudente,
Universidade Federal de São João del-Rei,
 
Cabo Verde: 28 de setembro a 2 de outubro de 2015
Ipericentro, Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Universidade de Cabo Verde campus Praia
Universidade Lusófona de Cabo Verde em Mindelo
 
Guiné Bissau:
Escola Normal Superior Tchico-Té em Bissau
 
Macau:
Universidade São José em Macau
 
Mali:
Academia Africana das Línguas em Bamako
 
Moçambique:
Universidade Pedagógica em Maputo
 
Contatos:
 
Contato Principal
Claudia Wanderley
Dra.
CLE-UNICAMP
Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência — CLE
Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP
Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251
Barão Geraldo
CEP 13083-859 Campinas, SP
Brasil
E-mail: cmwanderley@gmail.com
 
Mais informações em: http://www.culturadigitalcampinas.info/conferencias/index.php/culturallab/MMMD2015/index

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas