Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

Construção do Estado, Movimentos Sociais e Economia Política

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Economia, História

Construção do Estado, Movimentos Sociais e Economia Política

Conferência Internacional

Lisboa, 5 e 6 de Dezembro

 

A modernidade foi marcada pela construção de aparelhos de Estado cada vez mais complexos e sofisticados, empenhados em governar territórios e populações, através de uma multiplicidade de redes administrativas, fiscais, policiais e judiciais. Simultaneamente, emergiram novos mecanismos de legitimação do poder político, assentes na constituição de uma esfera pública e na disseminação de diferentes modalidades de organização e mobilização colectiva: das associações, às petições, às manifestações, às greves e aos motins. Finalmente, constituiu-se um novo regime de produção e consumo, sob a forma de uma Economia Política dirigida à criação de mercados, à circulação de bens e à acumulação de capital.

Esta conferência pretende reunir investigações originais dedicadas aos seguintes tópicos:

(1) Os processos de construção do Estado na época contemporânea e a sua articulação com as classes sociais, os mecanismos de legitimação e os usos da violência nos diferentes regimes políticos, as formas de patrimonialização do poder, a evolução dos ordenamentos jurídicos, o impacto dos conflitos armados e as técnicas de governo empregues em distintos contextos temporais e espaciais;
(2) A natureza, dimensão e impacto das instituições e dos movimentos sociais, os diferentes repertórios de intervenção, protesto e conflituosidade social, formas de identidade colectiva (classe, género, raça), rupturas e continuidades ao nível das relações de trabalho, o recurso à ilegalidade e práticas de transgressão por diferentes grupos sociais;
(3) Variações entre centro, periferia e semi-periferia, à escala quer da economia-mundo, quer das economias nacionais e regionais (nas suas várias dimensões), elaboração e recepção de ideias, técnicas e conceitos em circulação na esfera transnacional, estratégias de adaptação, negociação e resistência dos diferentes agentes económicos, regimes de acumulação e variações ao nível da produção e do consumo.

Para além de propostas de comunicações individuais, a Comissão Organizadora incentiva a submissão de painéis dedicados a tópicos específicos.

Serão particularmente valorizadas propostas em que sejam exploradas as relações entre os três eixos temáticos da conferência.

Calendário:

  • A submissão de propostas de comunicação ou de painel decorrerá até 31 de Maio (máx. 3.000 caracteres), devendo ser encaminhadas para o endereço eletrónico historiasconectadas@fcsh.unl.pt
  • As propostas devem ser apresentadas numa das seguintes línguas: português, inglês, espanhol, francês, incluindo uma breve nota biográfica do autor (filiação institucional, grau académico).
  • Os resultados serão comunicados até 21 de Junho.

Línguas da Conferência:

Português, inglês, espanhol, francês.

Inscrição e certificação:

A participação na conferência é livre, não estando condicionada a qualquer pagamento, mas a emissão de certificados de participação encontra-se condicionada à efectiva comparência.

Publicação:

A Comissão Organizadora reserva-se a possibilidade de vir a realizar uma publicação, em moldes a definir.

Mais informações:

historiasconectadas@fcsh.unl.pt

Comissão Organizadora:

Manuel Loff, Joana Dias Pereira, Rahul Kumar, Ricardo Noronha, Rui Aballe Vieira, Pau Casanellas, João Miguel Almeida, Miguel Silva, Marta Silva, Ana Sofia Ferreira, Steven Forti, Filipa Sousa Lopes, Maria Inácia Rezola e Teresa Ferreira.

Descarregar a chamada para trabalhos (PDF):

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas