Congresso Internacional sobre Arquivos das Polícias
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Arquivologia, Arquivos, Chamada para trabalhos, Ciências da Informação e Documentação, História
Chamada de trabalhos
Congresso Internacional sobre Arquivos das Polícias
25 e 26 de Junho de 2025
MUP | Museu da Polícia, Lisboa
As forças de ordem pública, por serem indicadores da qualidade democrática de um Estado, figuram entre as instituições e organismos submetidos a um maior escrutínio. Esta mesma razão levou a que a História tomasse entre os seus objetos de análise preferidos as polícias políticas, de moral, etc. - por caracterizam bem o teor autoritário de um regime político.
Por conseguinte, as polícias ocuparam e ocupam um lugar central na vida pública. Por um lado, porque constituem uma estrutura que deve estar presente em todos os espaços, obrigadas a "conhecer", informar e agir. Por outro lado, porque as polícias estão cada vez mais sujeitas aos imperativos da lei e da transparência pública.
Como tal, os arquivos policiais constituem um verdadeiro desafio para as instituições e para os Estados democráticos, quer pelo que contêm, quer pelo modo como os mesmos devem ser geridos, procurando-se conciliar as demandas pela transparência e disponibilização com as necessárias reservas de acesso a determinadas informações confidenciais.
Os arquivos policiais abrem-nos ainda portas ao debate e à reflexão em torno de um conjunto de questões relevantes dentro das sociedades democráticas, em geral, e do campo da Ciência Arquivística, em específico. Entre eles, as discussões em torno dos arquivos e os direitos humanos, dos arquivos e a construção da memória histórica, dos arquivos e o mundo digital, e das práticas de descolonização dos arquivos.
Procurando uma abordagem colaborativa e interdisciplinar, entre a História, a Ciência da Informação e a Ciência Arquivística, convidamos todos os interessados, a nível particular ou institucional, a participar no Congresso Internacional sobre Arquivos das Polícias. Este pretende reunir as reflexões e experiências de responsáveis institucionais, profissionais de arquivo/arquivistas e investigadores em torno das potencialidades e desafios dos arquivos das polícias, criando um espaço de diálogo, conhecimento mútuo e de cooperação.Apelamos à participação através da submissão de propostas enquadradas nos seguintes eixos temáticos (sem prejuízo de serem aceites propostas de comunicações dedicadas a outros temas):
- Arquivos policiais e direitos humanos,
- Arquivos policiais e a construção da memória histórica,
- Arquivos policiais e as práticas de descolonização dos arquivos,
- Arquivos policiais e género,
- Arquivos policiais em ambiente digital,
- Arquivos policiais, sustentabilidade e recursos (financeiros, logísticos, humanos, técnicos),
- Arquivos policiais e sensibilização patrimonial,
- Normas e qualidade,
- Direito ao acesso e restrições em arquivos policiais,
- Divulgação e privacidade em arquivos policias,
- Preservação física e digital.
A seleção das propostas será orientada pelo propósito de garantir o máximo de qualidade, originalidade e diversidade dos trabalhos.
As propostas de comunicação deverão ser acompanhadas do nome do autor ou autores, a afiliação institucional, o título da proposta, o resumo (máximo de 500 palavras), três palavras-chave, uma breve nota biográfica (máximo de 200 palavras) e contactos do autor ou autores (e- mail e telefone).
Todas as propostas de comunicação deverão ser submetidas até 15 de maio de 2025, através do seguinte formulário: https://forms.gle/BVhxHs1uwQfVR9sp6
As comunicações terão a duração máxima de 15 minutos e poderão ser apresentadas em português, espanhol, inglês e francês. Participantes que residam fora de Portugal poderão apresentar as suas comunicações em formato não presencial.
Em caso de dúvida, por favor entre em contacto com a Comissão Organizadora através do seguinte email: congressospolicias@gmail.com
Organização:
- HTC – História, Territórios e Comunidades – CFE, NOVA FCSH
- BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação
- MUP | Museu da Polícia
Mais informações: https://historiadapolicia.fcsh.unl.pt/