Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2021
Congressos

Congresso Internacional Para Além de D. Manuel I. O império português num mundo em transformação, c. 1450-1550

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, História

Encontra-se aberta a call for papers para o Congresso Internacional Para Além de D. Manuel I. O império português num mundo em transformação, c. 1450-1550. O prazo de submissão de propostas de comunicação termina dia 31 de dezembro de 2021.

Por ocasião do quinto centenário da morte do rei D. Manuel I (r. 1495- 13 de dezembro 1521), o Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC) organiza o Congresso Internacional Para Além de D. Manuel I. O império português num mundo em transformação, c. 1450-1550, a decorrer entre 6 e 8 de julho de 2022 na Universidade de Coimbra.

O congresso contará com a presença de um grupo de aproximadamente 20 historiadores de diversas proveniências e gerações, que ajustem as suas investigações e apresentações à grelha analítica enunciada (a consultar aqui).

Objectivos

Revisitar a história do império português, utilizando uma perspectiva geográfica e culturalmente descentrada, que questione e vá para além da noção tradicional da projeção de Portugal no mundo. O propósito é reequacionar e recontextualizar a figura do monarca, o reino e os territórios ultramarinos, à luz dos avanços historiográficos verificados nas últimas décadas, tanto ao nível dos problemas e tendências de investigação, como das metodologias e categorias analíticas.

Desafiar a ideia da excecionalidade da história portuguesa, através de análises comparativas, histórias conectadas, reflexões sobre a dimensão não portuguesa na exploração marítima portuguesa.

Valorizar a importância de atores e contextos que determinaram as trajetórias do império português numa perspetiva aberta e não teleológica, atenta às improvisações, adaptações e tentativas falhadas, a influências mútuas e experiências locais, realçando a contribuição de perspetivas e agentes não portugueses nas dinâmicas imperiais manuelinas.

Perceber melhor o significado da experiência que se costuma denominar portuguesa nos seus entrelaçamentos com um mundo marcado por rápidas e inesperadas transformações.

Propostas de comunicação devem ser submetidas através do formulário electrónico disponibilizado na página web da conferência (https://para.alem.dmanuel.uc.pt/apresentar-propostas/), e devem incluir: a identificação do autor principal (e dos coautores se aplicável), um CV do autor principal em inglês (máximo 600 caracteres), titulo (máximo 200 caracteres) e resumo em inglês e português (até 600 caracteres), palavras-chave (máximo 5).

A notificação da aceitação de propostas será feita a 28 de fevereiro de 2020.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas:

https://para.alem.dmanuel.uc.pt/

conferencemanuel@fl.uc.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas