Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Congresso Internacional Manuscritos Medievais em Movimento

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, História

O Congresso Internacional "Manuscritos Medievais em Movimento. A circulação de obras, imagens, modelos e ideias na Península Ibérica durante a Idade Média" é a segunda edição da iniciativa Medieval Europe in Motion, celebrada pela primeira vez em Lisboa em 2013, e organizada pelo Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa.

A fim de criar sinergias académicas e científicas internacionais, esta segunda edição resulta de uma colaboração entre o Instituto de Estudos Medievais da UNL, o Grupo de Investigação Tardogótico da Universidade de Cantábria e do Instituto de Estudos Medievais da Universidade de León.

Tal como na primeira edição, o principal objetivo científico desta iniciativa é analisar o fenómeno do movimento e mobilidade das pessoas, formas e ideias durante a Idade Média. Desta vez, porém, as obras em estudo serão os manuscritos iluminados. Neste sentido, pretende-se realizar para uma revisão crítica e construtiva do estado da investigação sobre a iluminação do livro na Península Ibérica durante a Idade Média, assim como propor novas questões e abordagens.

Concretamente, serão abordados os seguintes tópicos:

1) O fenómeno da mobilidade nos tempos medievais:
Como aconteceu? Quem viajava? Para onde? Que razões levaram ao movimento de pessoas? Como foi influenciado o processo de produção de manuscritos pelo fenómeno da mobilidade e da circulação durante o período medieval?

2) Clientes e promotores, quer individuais quer institucionais:
Até que ponto as suas próprias viagens e experiências vitais influenciaram as suas decisões quando patrocinando a copiar e ilustração de manuscritos ? Como é que influenciaram as mudanças na moda e gosto nas decisões dos promotores?

3) Os autores:
Como foi influenciado o seu trabalho pelas suas vidas itinerantes? Até que ponto a produção de novas obras foi influenciada pela presença de escribas/miniaturistas de outros contextos geográficos? Como é que foram influenciados os miniaturistas que viram os modelos ao passar por outros lugares/ contextos e pela tradição que eles encontraram ao alcançar novos lugares?

4) Modelos: serão discutidos os conceitos de cópia, reinterpretação e, reutilização, bem como a confluência de várias linguagens iconográficas, estéticas ou estilísticas numa mesma obra.

5) A performance da imagem: a influência dos fenómenos de movimento e mobilidade em relação à função, desempenho, eficiência e poder da imagem iluminada, quer na época medieval quer em períodos posteriores.

6) Aquisição de manuscritos:
Em relação com a venda e distribuição de obras após a conclusão do processo da sua criação, várias questões serão abordadas em relação ao mercado de arte, a existência de um mercado de luxo nos tempos medievais, e a coleção de manuscritos iluminados em épocas posteriores.

Comissão Organizadora:

Dr. Fernando Villaseñor Sebastián
Grupo de Investigación “Tardogótico” Universidad de Cantabria

villasenorf@unican.es

Dra. Alicia Miguélez Cavero
Instituto de Estudos Medievais, Universidade Nova de Lisboa

amiguelez@fcsh.unl.pt

Dias 4-6 de março de 2015.
A chamada para trabalhos está encerrada.

Medieval Europe in Motion 2015

O evento Manuscritos Medievais em Movimento foi apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do Concurso de Apoio a Congressos nos Domínios da Língua e Cultura Portuguesas 2014.

Lawrence OP: Rosa Mystica; licença CC BY-NC-ND 2.0