Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

Congresso Internacional "Macau e a Língua Portuguesa: Novas Pontes a Oriente"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Macau

Chamada para trabalhos, Cultura, Didática, Interpretação, Linguística, Literatura, Pedagogia, Tradução

Congresso Internacional
"Macau e a Língua Portuguesa: Novas Pontes a Oriente"
27-29 de Novembro 2019, Macau

IPM - Instituto Politécnico de Macau
IPOR - Instituto Português do Oriente


Submissão de resumos até 15/06/2019


Oradores Convidados

Cristina Martins (Professora Auxiliar, Universidade de Coimbra, Portugal)
Filinto Elísio (Escritor,  Cabo Verde)
Inês Duarte (Professora Catedrática, Universidade de Lisboa)
Maria Helena Nóbrega (Professora, Universidade de São Paulo, Brasil)


Chamada de Trabalhos

Macau tem constituído, desde o século XVI, uma ponte importantíssima entre Oriente e Ocidente, um ponto de referência no diálogo e enriquecimento mútuo de culturas e línguas tão diferentes. Atualmente, no âmbito da estratégia “Uma Faixa, uma Rota”, a nova Rota da Seda proposta pelo Governo Central da República Popular da China, pretende-se que Macau funcione, cada vez mais, como uma plataforma entre a China e os países de língua portuguesa. É também em e desde Macau que se tem realizado um grande investimento na formação de quadros bilingues em chinês-português, o que implica investigação em temas tão diversos como a língua portuguesa, as literaturas e as culturas dos países lusófonos, as metodologias de ensino do português, bem como a tradução e interpretação.

No ano em que se comemoram os 40 anos do restabelecimento de relações diplomáticas entre a China e Portugal, e os 20 anos da criação da Região Administrativa Especial de Macau, o Instituto Politécnico de Macau e o Instituto Português do Oriente, que também comemora 30 anos de existência, organizam em Macau um congresso internacional em que professores e investigadores de diferentes geografias possam partilhar as suas pesquisas sobre temas relativos à língua portuguesa, nas suas realidades diversas, multifacetadas e dispersas pelo mundo.

Procura-se, assim:

  • promover a reflexão académica e a partilha de investigação sobre a língua portuguesa, o seu ensino, tradução e interpretação, bem como as literaturas e culturas que em português se exprimem;
  • contribuir para consolidar e divulgar o papel de Macau e da língua portuguesa como ponte e plataforma entre a China e os países de língua portuguesa.

Para o efeito, o congresso incluirá sessões plenárias com conferencistas convidados de renome (a divulgar oportunamente) e sessões de comunicações livres nas seguintes áreas:

  1. Linguística
  2. Literatura e cultura
  3. Pedagogia e didática
  4. Tradução e interpretação

As comunicações livres deverão ser apresentadas em português e terão uma duração individual de 20 minutos, seguidos de 10 minutos de discussão.

As propostas de comunicações livres devem ser submetidas através da plataforma EasyChair.

Modalidades de participação

  1. Com comunicação: participação mediante inscrição prévia, com direito a pasta com a documentação, certificado de apresentação, almoços e jantar de encerramento.
     
  2. Sem comunicação: participação gratuita, sem inscrição prévia, com direito a certificado de assistência se solicitado no próprio dia de presença no congresso até às 10h e levantado no final das sessões de trabalho do dia.


Mais informações: Congresso Internacional "Macau e a Língua Portuguesa: Novas Pontes a Oriente".

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas