Sexta-feira, 25 de Junho de 2021
Congressos

Congresso Internacional Globalizações (S)Em Fronteiras

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha, Portugal

Arqueologia, Arte, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Estudos Ibéricos, Língua, Literatura

Congresso Internacional Globalizações (S)Em Fronteiras
Heranças e memórias partilhadas na Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia e Eurocidades

Apresentação

A fronteira hispano-lusa é, na atualidade, um tema de grande relevância para o conhecimento da história das relações políticas e económicas dos países ibéricos, caracterizada por momentos de acalmia e outros mais atribulados. Tratando-se da fronteira mais antiga e estável da Europa, esta paisagem singular foi, além de marcador do limite das soberanias nacionais, um espaço privilegiado para encontros, transferências e cumplicidades desde a Antiguidade.

 A abolição das fronteiras internas com a integração de Portugal e Espanha no Espaço Schengen teve repercussões significativas nestes territórios, convidando a uma reflexão sobre o que foi feito nos últimos 30 anos ao nível da investigação e de projetos destinados à melhoria das condições de vida e sustentabilidade das comunidades fronteiriças.

A definição do estado da questão, focada na fronteira luso-espanhola entre Badajoz-Elvas e Ayamonte-Vila Real de Santo António, constitui um desafio para a realização de um encontro que pretende juntar num mesmo evento perspetivas, projetos de investigação e atividades de cooperação transfronteiriça nos mais diversos âmbitos científicos.

Convidamos, por isso, à participação neste evento que conta com a chancela da Cátedra CIPSH de Estudos Globais da Universidade Aberta e que terá lugar entre os dias 4 a 7 de novembro de 2021.

​O local de realização do evento, assim como o modelo (presencial, online ou misto), encontra-se, neste momento, em apreciação, dependendo da evolução da pandemia no decurso do presente ano.

Linhas temáticas

  1. Patrimónios
  2. Projetos de investigação transfronteiriços
  3. Língua, literatura, oralidade e representação em espaços fronteiriços
  4. Cooperação transfronteiriça
  5. Geografia, História e Historiografia da raia
  6. Arqueologia da e na raia
  7. Arte na raia: passado e presente
  8. Estórias da fronteira: biografias e memórias
  9. Fronteiras e globalização


Para o presente Congresso serão aceites propostas de comunicação no âmbito das áreas temáticas do evento. Os interessados deverão enviar um resumo em português, espanhol ou inglês, até ao dia 30 de junho. Está, igualmente, prevista a apresentação de posters sobre as diversas áreas temáticas do Congresso.

O primeiro prazo para inscrições decorrerá entre os dias 1 e 30 de setembro. O segundo prazo de inscrições estará aberto de 1 a 29 de outubro.

Mais informações:
globalborders2021@gmail.com | https://globalborders2021.wixsite.com/globalborders

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas