Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Congresso Internacional Globalizações (s)em Fronteiras | inscrições abertas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Ciências Humanas, Estudos Ibéricos

Nos próximos dias 24, 25 e 26 de abril terá lugar, na vila de Olivença (Espanha), o Congresso Internacional Globalizações (s)em Fronteiras: heranças e memórias partilhadas na Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia e Eurocidades.

Este congresso é uma iniciativa da Cátedra e Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb), em parceria com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) e com o Centro de Arqueologia (Uniarq), ambos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em cooperação com diversas instituições científicas associadas, entre as quais o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.

O seu campo de ação incidirá sobre a produção de conhecimento num contexto interdisciplinar sobre os fenómenos que resultam da globalização, oferecendo conteúdos e perspetivas inovadores para a formação de indivíduos capazes de lidarem com os principais temas, problemas e alternativas do processo de globalização. Em simultâneo promove-se a criação do conhecimento crítico e a capacidade de intervenção na construção de uma sociedade global mais sustentável ao nível ecológico, social e económico.

Neste congresso, em particular, serão discutidos os principais temas e problemas relativos à noção de fronteira e à sua relação com os processos de globalização, considerando diferentes perspetivas, tanto históricas como contemporâneas.

Esta atividade será acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (Universidade do Minho) como ação de formação para professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Convidam-se todos os interessados a realizarem a sua inscrição até ao dia 15 de Abril, através do email globalborders2021@gmail.com.

A participação nesta atividade terá um custo associado de 70,00€.

Os interessados poderão optar pela assistência em modelo presencial ou online.

Mais informações no site do evento: https://globalborders2021.wixsite.com/globalborders.