Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Congresso internacional Fronteira hispano-portuguesa: pessoas, povos e palavras

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Chamada para trabalhos, Língua, Linguística, Património Cultural, Património Imaterial

O grupo FRONTESPO divulga a chamada de trabalhos para o Congresso internacional Fronteira hispano-portuguesa: pessoas, povos e palavras. Homenagem a Manuela Barros Ferreira. O evento terá lugar na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Alcalá de Henares (Espanha), nos dias 20 a 22 de junho de 2022, no formato exclusivamente presencial.

O congresso está aberto a qualquer contribuição sobre a fronteira Espanha-Portugal, enquadrada em qualquer âmbito temático e a partir de qualquer perspetiva de estudo.

Adicionalmente, também se aceitarão propostas relativas a outros âmbitos geográficos, desde que limitadas a um conjunto de temas de interesse para o projeto de investigação vigente. A saber: a) enclaves linguísticos; b) património cultural imaterial em espaços de fronteira (processos de patrimonialização, gestão  patrimonial e participação da comunidade, musealização, etc.); c) topónimos em zona de fronteira.

É bem-vinda a participação de pessoas e entidades de fora do meio universitário, tais como associações culturais ou instituições educativas de ensino primário e secundário.

As comunicações terão uma duração de 20 minutos; está previsto um espaço para discussão e perguntas no final de cada bloco de comunicações.

As pessoas interessadas em apresentar uma proposta de comunicação deverão enviar um título e um resumo com, no máximo, 500 palavras (sem contar a bibliografia), escrito na língua em que a comunicação irá ser apresentada, ao endereço de correio eletrónico frontespo@gmail.com, até 30 de novembro de 2021. No documento da proposta, que será enviado em PDF, deverão ser indicados, para cada autor, o nome e o apelido, o endereço de correio eletrónico e a eventual  afiliação institucional ou entidade empregadora.

Poderão utilizar-se na exposição todas as línguas faladas ao longo da fronteira, para além do inglês.

Os autores serão notificados do resultado da avaliação das suas propostas até 31 de janeiro de 2022.

Mais informações: https://frontespo2022.org/