Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Congresso Internacional do Projeto ECHOES | Decolonizando o pós-colonial? Patrimônios em disputa

Início: Fim: Países: Portugal

Estudos Pós-Coloniais, Memória , Património

Decolonizando o pós-colonial? Patrimônios em disputa
Online - 14 de Abril 2021 – 16 de Abril 2021

Uma organização ECHOES - UNRIO/CES-UC/Aahrus Univerasity

Participação Gratuita, com inscrição obrigatória

Com a pergunta Decolonizando o pós-colonial? espera-se provocar o debate em torno de questões sensíveis sobre os legados coloniais em contextos pós-coloniais, seja ele na Europa ou em áreas historicamente colonizadas. Serão discutidas as práticas e materialidades de tais legados, os processos de patrimonialização e atribuição de valores, seus usos e apropriações em escalas locais e globais.

Para tanto, este congresso focará:

• Na pluralidade desses legados e suas reinvenções, por grupos diversificados social, étnica e culturalmente, com o intuito de evidenciar e problematizar processos de invisibilização e silenciamentos;
  • Nas formas, linguagens e estratégias promovidas por processos de descolonização de patrimônios coloniais que têm levado à conquista de direitos, reparações e emancipações;
  • Nos patrimônios em disputa e nas guerras de memórias, que envolvem diferentes agentes e agências, e apresentam-se em diferentes escalas, ritmos e tempos.

O projeto ECHOES, financiado pela União Europeia (European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme, grant agreement Nº 770248), envolve seis universidades europeias e três não europeias, que agregam um grupo interdisciplinar de investigadores/as, que estarão presentes nas mesas redondas deste Congresso. Dentre as Universidades participantes estão a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, com a parceria do Museu Histórico Nacional, associada ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, CES-UC, organizadoras deste evento.

O congresso contará com conferências, sessões especiais e mesas redondas, que abordarão amplas temáticas em territorialidades diversificadas, tais como: Museus e Práticas Decoloniais; Cidades, Patrimônio e Descolonização; Cidadania e Movimentos Sociais e Artísticos; Diplomacia Científica e Patrimônio Colonial; e Política

Mais informações e inscrições: https://ic-echoes-2021.eventqualia.net/pt/inicio/