Sexta-feira, 29 de Março de 2024
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Congresso Internacional "Confluências artísticas na cultura Iberoamericana. O mundo de Robert C. Smith (1912-1975)"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Estudos Ibero-Americanos, História, História da Arte

Congresso Internacional

Artistic Confluences in the Iberoamerican culture (1600-1850). The world of Robert C. Smith (1912-1975)

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 14, 15 de novembro, 2022
Sintra, Palácio de Queluz | 16 de novembro, 2022 (programa social)

 

No ano em que se comemoram os 110 anos do nascimento de Robert C. Smith (1912-1975), historiador de arte norte americano, que dedicou grande parte da sua vida académica aos estudos da arte e cultura Iberoamericanas dos séculos XVII e XVIII, impôs-se assinalar esta efeméride lançando o Congresso Internacional “Confluências artísticas na cultura Iberoamericana. O mundo de Robert C. Smith (1912-1975)”.

Com este congresso pretende-se revisitar os temas da obra de Robert Smith, ampliando a sua dimensão num contexto interdisciplinar e contemporâneo. A sua obra publicada e inédita constitui atualmente um legado cientificamente relevante para as pesquisas que se desenvolvem em torno da temática escolhida. Refletir e problematizar sobre o seu legado, inseri-lo no campo mais vasto dos estudos de cultura Iberoamericana, recuperar temas e objetos menorizados à luz da nova historiografia de arte e projetar novos caminhos para o seu estudo e divulgação são os objetivos latos deste encontro internacional.

 

CHAMADA PARA TRABALHOS

O historiador de arte norte-americano Robert Chester Smith dedicou grande parte da sua vida académica ao estudo da arquitetura e das Artes Decorativas do Barroco Iberoamericano, com destaque para Portugal e o Brasil. Smith doutorou-se na Universidade de Harvard, em 1936, e fez parte de um grupo pioneiro de académicos, que se dedicava ao estudo e divulgação da arte e cultura latino americanas.

As Associações dedicadas aos estudos hispânicos, de que é exemplo notório, a Sociedade Hispânica, fundada em 1904, pelo académico e colecionador Archer Milton Huntington (1870-1955), desenvolveram-se intensamente no início do século XX. A Sociedade Hispânica foi a primeira a constituir uma coleção de gravuras, livros raros, mapas, fotografias, pintura e objetos de artes decorativas. A curiosidade destes primeiros colecionadores e académicos foi suscitada pela redescoberta de um mundo tão próximo, como era o do da América Latina, e, no entanto, tão distante em seus códigos culturais. 

O cargo de vice-diretor da Divisão Hispânica da Biblioteca do Congresso, em Washington, ajudou a conferir maior credibilidade aos seus estudos e publicações entre Portugal, Brasil e outros países, em suportes diferenciados, desde jornais locais a publicações em revistas científicas e livros. Os seus trabalhos dedicados à arte barroca portuguesa e colonial brasileira foram em parte patrocinados pela Fundação Calouste Gulbenkian, através de bolsas de estudo e outros apoios. No seu testamento, Smith firmou a expressão da sua gratidão a esta instituição cultural, legando-lhe todo o seu espólio profissional.

Este congresso pretende questionar e recontextualizar o tempo e espaço de atuação de Robert Smith, bem como os métodos de trabalho que utilizou ao longo da sua carreira académica: campanhas fotográficas, investigação bibliográfica e documental, métodos comparativos, a que agregava as viagens de estudo e as redes de contactos. Trata-se também de questionar como, à luz das novas ferramentas metodológicas e da renovada historiografia da arte, podemos comparar e conectar as diversas experiências, repensar e reavaliar o seu legado, aceitando o desafio que este campo de estudos coloca atualmente.

Para promover um diálogo metodológico e interdisciplinar, os temas sugeridos incluem, mas não se limitam aos seguintes:

  • O legado de Robert C. Smith: desafios para futuras investigações

  • Agendas políticas e religiosas: desejo, produção e consumo de bens culturais

  • Encontros culturais nas artes Ibero-americanas: continuidades e ruturas

  • Para além dos nacionalismos: a transnacionalidade como prática cultural e social

  • Nova vida para objetos antigos: outros usos e ressignificações

  • Repensando o arquivo: novas leituras e interpretações de antigos documentos

  • Na ausência do arquivo: objetos de arte anónimos e novas formas de investigação

  • Diáspora: impactos na produção, consumo e sentido dos objetos de arte

  • Arte e propaganda nos Estados Novos português (1936-1975) e brasileiro (1937-1945): o papel dos media

  • Herança visual e material: olhares interdisciplinares sobre conhecimento e gestão de bens culturais.

  • Reconstruções e recreações virtuais de objetos destruídos: da fotogrametria ao 3D scanning

  • Historiografias e Luso-Tropicalismo


Receberemos propostas para comunicações de cerca de 20 minutos em Inglês, Português ou Espanhol, que deverão incluir:

  • Título da Proposta;

  • Identificação do Candidato (nome, instituição de afiliação, país e email);

  • Resumo (até 300 palavras);

  • Pequeno curriculum vitae (até 200 palavras).


​As propostas deverão ser enviadas em formato Word (.docx) para o email congresso.robertsmith@gmail.com até dia 30 de junho de 2022.

Uma seleção de textos será publicada numa revista digital com revisão por pares.

 

Todas as informações em: https://congresso-robertsmith.weebly.com/

 

Organização:

IHA/NOVA FCSH

IHC/NOVA FCSH

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