Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Congresso Internacional A escatologia medieval | Chamada para trabalhos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Galiza

Chamada para trabalhos, Estudos Orientais, História, Literatura, Religião

O Congresso Internacional A escatologia medieval acontece nos dias 28 e 29 de julho de 2021, na modalidade virtual. As propostas de comunicação podem ser enviadas até 1º de junho de 2021.

A escatologia é um dos componentes centrais da cultura cristã medieval. O fim do mundo, o Juízo Final, a salvação, o messianismo, o Anticristo, o apocalipticismo e o milenismo, são elementos indispensáveis ​​dentro do que podemos genericamente chamar de “escatologia medieval”. Nesse universo, a chegada do Anticristo precedeu o Juízo Final e o fim do mundo. Isso favoreceu o aparecimento de profecias e estimulou a formação de um presente em “espera”: em função de um futuro de salvação ou condenação no horizonte do Juízo Final. Esse cenário escatológico medieval pode ser encontrado disperso em eventos, autores, textos, movimentos sociais ou representações culturais e artísticas.

Eixos temáticos:

•     O estudo dos eventos (e / ou suas interpretações) com carga escatológica.
  •     Reflexão sobre autores com pensamento ou presença de matriz escatológica.
  •     Pesquisa em relação aos textos escatológicos (Crônicas, Histórias, Anais, tratados apocalípticos, sermões, comentários, etc.), sua circulação e suas fontes.
  •     O estudo das implicações sociais e mentais da escatologia nos movimentos sociais e nas revoltas medievais.
  •     A análise das representações artísticas medievais provenientes da literatura (livros de viagens, poemas, teatro, etc.) e da arte (pintura, arquitetura e escultura).
  •     O exame de conceitos escatológicos medievais, como tempo, espaço, salvação, medo, profetismo ou messianismo, entre outros.
  •     Estudo teórico ou historiográfico sobre os diferentes temas expostos.
  •     A recepção do escatológico nos tempos pós-medievais e no presente próximo (cinema, séries, novelas, banda desenhada e videojogos).
  •     A análise das pragas medievais e das pragas medievais e sua relação com o presente.

Mais informações na página do Congresso A escatologia medieval.