Terça-feira, 19 de Março de 2019
Congressos

Congresso Internacional A Bíblia na Cultura Ocidental

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências da Religião, Ciências Humanas e Sociais

Call for Papers/Posters
Congresso Internacional A Bíblia na Cultura Ocidental
10, 11 e 12 de setembro de 2020
Auditórios da Câmara Municipal de Gouveia
Portugal

Em 2019 comemora-se o 200.º aniversário da primeira edição da Bíblia completa da mais antiga tradução em língua portuguesa (Londres, 1819), realizada no século XVII pelo “ilustre desconhecido” João Ferreira d’ Almeida. No que respeita ao dizer a Bíblia, na língua dos nossos afetos, a tradução de João d’Almeida tem sido considerada, por uns, como “um tesouro de vocabulário”, e tida, por outros, como “um marco da cultura e da língua portuguesa”. Contudo, esta obra vem permanecendo numa clandestinidade cultural, que tem ocultado o mérito e o prestígio reconhecidos pela maioria dos estudiosos.

À Câmara Municipal de Gouveia, associaram-se a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH – Universidade Aberta / CLEPUL), a Difusora Bíblica, o Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO), a Sociedade Bíblica de Portugal e a Universidade Lusófona – Área de Ciência das Religiões para a organização do Congresso Internacional A Bíblia na Cultura Ocidental: Milénios de Civilização.

Considerando a Bíblia como um património comum, um espaço de diálogo singular entre judeus e cristãos, entre cristãos católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes, esta iniciativa tem por objetivo apresentar e discutir uma compilação de análises críticas sobre a sua relevância como um «bem» cultural e a pertinência dos «lugares» que ocupa na construção e representação da cultura ocidental, em geral, e portuguesa, em particular. Da imagética bíblica na construção das identidades às formas de expressão artística de cada génio nativo, serão identificados paradigmas determinantes na (re)construção das identidades nacionais. Inserem-se ainda nos desideratos desta atividade, entre outros, compreender a relevância e o contributo do exercício de tradução das Sagradas Escrituras como um corpus religioso e literário cujos múltiplos procedimentos ora bebem, ora influem nas tradições culturais de cada povo.

O trabalho científico deste Congresso oferece a oportunidade de aprofundar, através de uma dinâmica multidisciplinar, espírito ecuménico e interreligioso, o universo transversal bíblico, que emerge desde a complexidade das dinâmicas de tradução, das dinâmicas socioculturais e religiosas atuais, às novas realidades contemporâneas de comunicação e informação da sociedade atual, altamente tecnológica.

No seu curso final, este Congresso é a oportunidade de conhecimento da Bíblia — essa obra traduzida em mais de dois mil e quatrocentos idiomas — e, simultaneamente, uma oportunidade de reler o que se entende por “civilização ocidental” e cidadania. A reflexão dos princípios e valores revisitados assume-se como um exercício cívico que torna visível os conceitos de liberdade, justiça e solidariedade.

Encontra-se aberto o período de apresentação de propostas para a participação nas sessões científicas do Congresso com comunicação académica ou apresentação de poster, através do e-mail congresso.bibliacultura@gmail.com. Aceitam-se propostas em português, inglês, espanhol, italiano e francês.


Prazos

  • Data limite para envio de propostas: 30.06.2020
  • Data de anúncio de aprovação das propostas: 31.07.2020
  • Data de entrega dos textos finais: 31.08.2020

Inscrições e outras informações em: https://congressobibliaculturaocidental.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas