Terça-feira, 25 de Janeiro de 2022
Congressos

Congresso Internacional "1921-2021: nos 100 anos do PCP - Imaginários Políticos e Expressões Culturais"

Início: Fim: Países: Portugal

Ciência Política, Ciências Sociais

No ano em que se assinalam os 150 anos da Comuna de Paris e os 100 anos da fundação do Partido Comunista Português (PCP), este evento, sem perder de vista a trajetória política e histórica do PCP, pretende analisar a sua dimensão cultural, estética e ideológica, antes e depois do 25 de Abril, alargando assim o amplo debate em curso que o centenário tem trazido a terreiro.

Organizado por Anabela Fernandes, Clara Isabel Serrano, Luís Mota, Luís Trindade, Sérgio Dias Branco e Sérgio Neto, investigadores do CEIS20, e Pedro Pousada, investigador do CES, este congresso terá a sua conferência inaugural proferida, no dia 6 de dezembro, pelas 09h45m, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), por Michael Löwy, sociólogo brasileiro radicado em Paris, que abordará “A herança revolucionária da Comuna de Paris”.

Ainda no dia 6 de dezembro, pelas 18h30m, decorrerá no Grémio Operário a apresentação da obra “Partido Comunista Português, 1921-2021. Uma Antologia”, organizada por José Neves e editada pela Tinta da China. No dia 7 de dezembro, o Congresso chega ao fim com a exibição, pelas 21h00, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) de “As Armas e o Povo”, filme realizado e produzido pelo Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, por iniciativa do Sindicato Nacional de Profissionais de Cinema, que retrata o período vivido entre o dia 25 de Abril e o 1 de Maio de 1974. Com comentário de Paulo Cunha e moderação de Sérgio Dias Branco.

Programa 6 dezembro [PDF]
Programa 7 dezembro [PDF]
Cartaz do Congresso [PDF]
Cartaz As Armas e o Povo [PDF]

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas