Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Congressos

Conflito politico: lucha y cooperación. Ciudad y nobleza en Portugal y Castilla en la baja Edad Media

Início: Fim: Países: Portugal

Estudos Medievais, História, Eventos

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa sedia o Colóquio internacional Conflito politico: lucha y cooperación. Ciudad y nobleza en Portugal y Castilla en la baja Edad Media, que terá lugar nos dias 10 e 11 de dezembro de 2015. As inscrições estão abertas.
 
Este colóquio ibérico, integrado no projeto CIDEM – La ciudad en la Edad Media – tem por objetivo contribuir para a reflexão sobre a importância dos sistemas políticos urbanos no processo de centralização monárquica e no desenvolvimento do Estado moderno. No quadro desta temática alargada, o evento centra-se, especificamente, na relação estabelecida entre a nobreza e as cidades. Pretende-se, assim, analisar o papel ativo desempenhado pelos núcleos urbanos enquanto atores políticos e examinar os espaços e os tipos de relação (conflitiva, cooperativa, neutra) que estabelecem com a nobreza, com repercussões não apenas a nível local mas também nas esferas superiores do reino.
 
O colóquio conta com a presença de oito medievalistas espanhóis e de seis portugueses que abordam esta problemática nos reinos de Castela e de Portugal, na Baixa Idade Média.
 
Colóquio internacional
Conflito politico: lucha y cooperación.
Ciudad y nobleza en Portugal y Castilla en la baja Edad Media

10 e 11 de dezembro de 2015
FCSH/NOVA, Edifício ID, Sala Multiusos 2 (Piso 4)
Lisboa
 
Organização: IEM-FCSH/NOVA; Universidade Autónoma de Madrid; Universidad de Castilla-La Mancha; Universidad de Salamanca (CIDEM - La Ciudad en la Edad Media, Mineco HAR2013-42787-P)
 
Coordenação: Jose Antonio Jara Fuente, Adelaide Millán da Costa
 
Informações e inscrições
URL: http://iem.fcsh.unl.pt
Telefone: (+351) 21 790 83 00
Email: iem.geral@fcsh.unl.pt
 
A inscrição deve ser feita através do preenchimento da ficha de inscrição. Esta pode ainda ser feita presencialmente.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas