Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Congressos

Conferência "As transformações do mito de Iracema"

Início: Fim: Países: França

Eventos, Literatura

O professor Antonio Carlos Secchin proferirá, dia 2 de outubro de 2014, na Université Paris-Sorbonne, a Conferência "As transformações do mito de Iracema, das origens ao século XX". O idioma da conferência será o português.
 
2 de outubro de 2014 às 18h30
Amphithéâtre Milne Edwards
Escalier B – 2ème étage
 
Université Paris-Sorbonne
17, rue de la Sorbonne
75005 - Paris

 
Antonio Carlos Secchin nasceu no Rio de Janeiro. É professor emérito de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFRJ e Doutor em Letras pela mesma Universidade.
 
Poeta com seis livros publicados, destacando-se Todos os ventos (poesiareunida, 2002), que obteve os prêmios da Fundação Biblioteca Nacional, da Academia Brasileira de Letras e do PEN Clube para melhor livro do gênero publicado no país em 2002.
 
Ensaísta, autor de João Cabral; a poesia do menos, ganhador de três prêmios nacionais, dentre eles o Sílvio Romero, atribuído pela ABL em 1987. Organizou várias seletas e obras completas de poetas brasileiros, (Castro Alves, Mário Pederneiras, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar). Em 2010, publicou Memórias de um leitor de poesia. Este ano, pela Cosac Naify, será editada a obra João Cabral: uma fala só lâmina, reunindo tudo que Secchin escreveu sobre o poeta pernambucano ao longo de trinta e cinco anos.
 
Proferiu quatrocentas e vinte palestras em vários estados do país e no exterior. Foi professor convidado das Universidades de Barcelona, Bordeaux, Califórnia, Lisboa, Mérida, México, Los Angeles, Nápoles, Paris (Sorbonne), Rennes e Roma.
 
Em 2013, a editora da UFRJ publicou Secchin: uma vida em letras, livro-homenagem com cerca de 90 artigos, ensaios e depoimentos de renomados críticos e docentes brasileiros e estrangeiros. Todos os aspectos de sua multifacetada produção foram objeto de estudo: a poesia, o ensaísmo, a ficção, o magistério, a bibliofilia.
 
Foi eleito em junho de 2004 para a Academia Brasileira de Letras.
 
Estudos Lusófonos
Antônio Parreiras [Public domain], via Wikimedia Commons

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas