Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Conferência Internacional sobre a obra poética e o pensamento político de Viriato da Cruz

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, Estudos Africanos, História, Literatura, Política

Chamada para Resumos

Universidade do Porto
22 e 23 de junho, de 2023

Para assinalar os 50 anos do falecimento de Viriato da Cruz, em Pequim, a Comissão Viriato da Cruz realizará na Universidade do Porto uma conferência internacional sobre a sua obra poética e o seu pensamento político.

Admitindo que a sua poesia militante pressupõe uma análise sociológica, humana e política prévia, o estudo da obra poética de Viriato da Cruz desafia análises literárias lineares.

Ademais, por um lado, longe de ser uma entidade estática, o seu pensamento político passa por inúmeras metamorfoses; por outro lado, a sua intervenção política em inúmeras organizações políticas, sediadas em diferentes países e continentes, é dificilmente compatível com rígidos quadros teóricos e ideológicos.

Neste contexto a conferência visa:

1. Confrontar diferentes perspetivas do seu complexo legado poético.

2. Compreender os diferentes matizes do seu pensamento político e da sua intervenção político-partidária.

Congratulamo-nos com submissões de resumos de inúmeras áreas disciplinares, incluindo, mas não se limitando, da literatura e da história africanas.

Sugerimos alguns tópicos:

1.Viriato da Cruz e as Literaturas escritas em língua portuguesa.

2. Vamos descobrir Angola e a literatura angolana

3. Pensamento Político

4. Intervenção político-partidária.

Comissão Científica

• Angela Lazagna, Investigadora do Grupo de Pesquisa “Neoliberalismo e relações de classe no Brasil” – CNPq/Unicamp.

• Francisco Soares, Investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação, do Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal de Rio

• Francisco Topa, Professor Associado do Departamento de Estudos Românicos da Faculdade de Letras, Universidade do Porto.

• Isabel Lobo, Diretora da Cátedra António Aurélio Gonçalves, Universidade do Mindelo, São Vicente.

• Moisés Fernandes, Professor Associado e Investigador da licenciatura em História da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

Informações práticas:

A conferência será realizada em modo híbrido na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O Colóquio é gratuito para todos os conferencistas e demais participantes.

Fatores diversos não nos permitem subsidiar as viagens e alojamento para os conferencistas. Temos a intenção de publicar as comunicações.

Submissão

Convidamos à submissão de resumos (até 250 palavras).

Os resumos devem ser preparados para revisão anónima.

Envio para: queiroz.regina@gmail.com

Prazo para submissão de resumos: 15 de março de 2023