Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Conferência internacional «Presença judaica em Cabo Verde (séc. XIX-XX)»

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Cabo Verde

Chamada para trabalhos, Estudos Judaicos

A Conferência internacional «Presença judaica em Cabo Verde (séc. XIX-XX)», terá lugar na cidade da Praia, Cabo Verde, nos dias 26 e 27 de maio de 2020.

O Encontro, organizado pelo Instituto do Património Cultural de Cabo Verde (IPC), tem como objetivo aprofundar o conhecimento dessa vertente da história nacional, pouco conhecida.

Pelo fato de tal realidade histórica encontrar paralelo em outros pontos atlânticos que serviram, em simultâneo, de lugar de destino de judeus da mesma procedência, para uma compreensão mais abrangente, pretende a organização da Conferência trazer para essa reflexão investigadores de outras realidades implicadas com o mesmo movimento diaspórico do séc. XIX, protagonizado por indivíduos da comunidade judaica procedentes de Marrocos e Gibraltar.

Eixos temáticos propostos:

• O contexto histórico da emigração dos judeus para o Ultramar dos impérios europeus, no séc. XIX.
  • Fatores de atratividade de Cabo Verde face à emigração judaica; experiências coevas.
  • A contribuição dos judeus na abertura de Cabo Verde às redes de comércio internacional.
  • Os judeus nas sociedades atlânticas: inserção económica, participação social e influências culturais.
  • «Resistência»: Práticas sociais e religiosas da comunidade judaica nas sociedades de acolhimento.
  • Herança judaica: do inventário à estratégia de valorização.
  • «Judeudescendente»: uma identidade social nas sociedades atlânticas de origem portuguesa? A dinâmica da construção de identidades.
  • O hebreu aos olhos do outro: mitos e realidade.

Propostas: resumos até 300 palavras, juntamente com uma curta nota biográfica, a enviar para email: conferenciajudeus@gmail.com

Data limite para submissão das propostas: 15 de Abril de 2020

Email: conferenciajudeus@gmail.com

Obs: a instituição organizadora garantirá os bilhetes de passagem e alojamento aos conferencistas.

Mais informações e inscrições pelo site do evento: http://judeus.mozello.com/