Sábado, 15 de Maio de 2021
Congressos

Conferência Internacional José Capela e a história de Moçambique

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Moçambique, Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Africanos, História, Letras, Literatura, Media

A Conferência Internacional José Capela e a história de Moçambique acontece nos dias 29 e 30 de maio no Porto. Organizada pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e o Centro de História da Universidade de Lisboa, em colaboração com o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, a Conferência faz uma homenagem ao autor 45 anos depois da publicação de O vinho para o preto. Os investigadores interessados em enviar resumos têm até 15 de março.

Eixo temático

Ao longo da vida, a partir da sua consciência ética e cívica, José Capela comprometeu-se sob múltiplas formas com Moçambique. No domínio do conhecimento histórico, não tardaria a ser reconhecido que a sua historiografia representava uma renovação das perspetivas sobre os diferentes atores e processos de mutação de Moçambique, não apenas pela sofisticação do olhar quanto também pelo enfoque dos seus textos. Num certo sentido, os Africanos e, em particular, os Moçambicanos, ganharam voz com os seus trabalhos, sequência, aliás, do que sucedera com a publicação das cartas à redação da Voz Africana.

Realce-se que o labor académico foi precedido por um engajamento fortemente pessoal com os Moçambicanos. Ora, tendo em vista o papel da Igreja da Beira no domínio comunicação social e, mais especificamente, o papel de José Soares Martins na condução do Diário de Moçambique e, depois, da Voz Africana, mas também o papel da comunicação social no processo de democratização da sociedade moçambicana, o evento  acolherá também trabalhos que se debrucem sobre a comunicação social em Moçambique, tanto numa perspetiva histórica quanto actual, focando, por exemplo, a função social e política da comunicação social na democratização e na construção de um diálogo político.

Em suma, na esteira do seu saber comprometido, a organização de um colóquio que pretende homenagear José Capela visa rever Moçambique na perspetiva interdisciplinar que José Capela também cultivou. Neste evento serão bem-vindas as comunicações que se debrucem sobre os tópicos nos quais a atividade de Capela se centrou especialmente:

  •     A história e as dinâmicas sociais de Moçambique;
  •     A historiografia de Moçambique e os desafios que se colocam hoje ao saber social em Moçambique;
  •     A história e o papel político-social da imprensa e da comunicação social em Moçambique.

Mais informações na página da Conferência Internacional José Capela e a história de Moçambique.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas