Terça-feira, 19 de Março de 2024

Colóquio “São Mesmo as Últimas”: Diário de Lisboa, 1921-1990

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências da Comunicação, História, Jornalismo

Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o Colóquio “São Mesmo as Últimas”: Diário de Lisboa, 1921-1990, que decorre no dia 30 de novembro, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa.

Jornal de referência no panorama jornalístico português, ao longo dos cerca de 70 anos em que foi publicado, o Diário de Lisboa (1921-1990) foi pioneiro e inovador em muitos aspetos, tendo nele colaborado alguns dos mais notáveis e reconhecidos jornalistas portugueses, assim como grandes figuras da cultura nacional.

No ano em que se assinala o centenário da criação do Diário de Lisboa, importa recordar e evocar este projeto jornalístico incontornável da História Contemporânea de Portugal. Simultaneamente, pretende-se promover e estimular novas investigações, partilhas de conhecimento, reflexões e debates a partir de diferentes abordagens e metodologias.

Apela-se à participação neste colóquio através da submissão de propostas de comunicações enquadradas nos seguintes temas (ou de outros considerados pertinentes):
  • Diário de Lisboa na História Contemporânea de Portugal
  • A cobertura jornalística de acontecimentos pelo Diário de Lisboa
  • Discursos jornalísticos do Diário de Lisboa
  • Jornalistas e colaboradores
  • Práticas jornalísticas
  • Os intelectuais e o jornal
  • Os Suplementos
  • As Ilustrações, as caricaturas e os cartoons humorísticos
  • Críticas, crónicas e outros géneros jornalísticos
  • A Censura e o Diário de Lisboa
  • Lisboa no Diário de Lisboa
  • Diário de Lisboa como fonte para a História

Promovida pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em colaboração com a BLX-Hemeroteca Municipal de Lisboa e o HTC-História, Territórios e Comunidades / NOVA FCSH, a iniciativa integra o programa comemorativo do centenário da criação do Diário de Lisboa.

Calendário
Receção de propostas: até 30 de setembro de 2021
Comunicação de resultados: até 8 de outubro de 2021
Inscrições: até 12 de novembro de 2021

As propostas de comunicações devem ser enviadas através de formulário eletrónico, onde devem constar: o nome do autor ou dos autores, a afiliação institucional, o título da proposta, um resumo de, no máximo, 500 palavras, três palavras-chave, uma breve nota biográfica (200 palavras no máximo) e contactos do autor ou autores.

Formulário para submissão de propostas: https://forms.gle/94QUekyWAdLYHg4M8