Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Colóquio NAR — Chamada de trabalhos: "Explorando Paisagens Sagradas"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Antropologia, Chamada para trabalhos, Religião

Colóquio NAR
Chamada de trabalhos

Explorando Paisagens Sagradas:
Desafios Religio-Espirituais, Desafios Ambientais

29 junho 2021
11h > 16h | Zoom

Apresentação

As abordagens do ser humano ao ambiente e natureza são centrais na forma como estes experienciam as suas visões do mundo, e mapeiam a forma como se organizam, seja a nível social, cultural, religioso ou territorial. As paisagens sagradas que são criadas por meio das diversas formas de movimento e mobilidade dos seres humanos na natureza são fluidas, diversas e com fronteiras líquidas. Nas últimas décadas, essas paisagens sagradas têm mudado, por meio de alterações causadas por conflitos económicos, sociais e políticos que têm ocorrido ao nível global e, que têm afetado a forma como as sociedades se relacionam com o ambiente e a natureza. Como resposta, a mobilização por parte dos indivíduos conta com uma diversidade de vozes, ações, relações e abordagens, entre as quais, práticas religio-espirituais, movimentos ambientalistas, de conservação da natureza e sustentabilidade. Neste colóquio pretendemos explorar as paisagens sagradas e os desafios provocados, seja no contexto da religião e espiritualidade, da ecologia, sustentabilidade e ambiente, ou, o mais importante, na interação entre as duas partes.

Convidamos à submissão de trabalhos e casos etnográficos específicos, tanto no contexto de movimentos religio-espirituais, como de movimentos ambientalistas, da área da conservação, e da sustentabilidade, ou em contextos que de algum modo dialoguem e abordem a relação do ser humano com o ambiente no âmbito da religiosidade, espiritualidade e ecologia.

Por favor, enviem um resumo até 250 palavras, com nome, filiação institucional e título de trabalho para o nucleo.antropologia.religiao@gmail.com, até dia 25 de maio de 2021.

Organização

NAR-Antropologia da Religião, e co-organizado pelo Grupo DASE - Desafios Ambientais, Sustentabilidade e Etnografia e o Grupo CPL - Circulação e Produção de Lugares do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia.