Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Colóquio Internacional Ver/Rever a Escrita de Mulheres (1926-1974)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Literatura, Mulheres

O colóquio internacional Ver/Rever a Escrita de Mulheres (1926-1974) no âmbito do projeto Escritoras Portuguesas nos tempos da Ditadura Militar e do Estado Novo, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, decorrerá nos dias 5 e 6 de março de 2020, no Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide).

Este encontro pretende aprofundar as questões da produção literária das mulheres no tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo, em Portugal.  Pretende-se discutir o contexto sociopolítico, assim como as condições e as razões de escrita de muitas mulheres, as estratégias de publicação, nomeadamente a escrita de textos de natureza muito diversa, a recetividade mais ou menos duradoira das obras de autoria feminina, os fundamentos e os atores da crítica literária, o cânone e a marginalização.

A entrada é livre mediante inscrição, até dia 26 de fevereiro, para o email: escritorasportuguesas.1926.1974@gmail.com.

O programa do encontro será divulgado em breve.