Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Colóquio internacional "José Saramago: palavra, pensamento, ação”

Início: Fim: Países: Brasil, Portugal

Literatura

No ano em que se completam os 100 anos de nascimento do grande escritor português José Saramago, a Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio da Fundação José Saramago - que assume papel central nas celebrações da efeméride, em Portugal e em outras partes do mundo– realizará, nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2022, em Belém do Pará, o colóquio internacional "José Saramago: palavra, pensamento, ação". A proposta da temática tem como finalidade refletir em torno da obra de Saramago e seu patrimônio, extraordinário desde as obras literárias, e além delas.

A curadoria do evento é de Carlos Reis (Universidade de Coimbra e Fundação José Saramago), com cocuradoria de Germana Sales (UFPA) e de Simone Neno (UFPA).

Na ocasião do Colóquio, será lançado pela Editora da UFPA, em coedição com a Fundação José Saramago, o livro Literatura e Compromisso: textos de doutrina literária e de intervenção social, uma coletânea de escritos de José Saramago. A obra tem seleção, introdução e notas de Carlos Reis, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra e Comissário para o Centenário de José Saramago.

Mais informações: https://centenariosaramago.ufpa.br/col%C3%B3quio/programa%C3%A7%C3%A3o