Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021
Congressos

Colóquio Internacional – Jorge Amado 90 anos de Literatura

Início: Fim: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Estudos Brasileiros, Literatura

Colóquio Internacional – Jorge Amado 90 anos de Literatura: Navegações pela vida e obra do escritor

Do lançamento de O país do carnaval, em 1931, a 2021, oficialmente, completam-se 90 anos de literatura amadiana. Jorge Leal Amado de Faria nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, em Ferradas, no município de Itabuna (BA). O autor brasileiro conquistou os mais notáveis e reconhecidos espaços de público-leitor, crítica, traduções e trabalhos de pesquisa em torno de suas obras, bem como adaptações para outros meios semióticos e inúmeros debates em todo o mundo.

Comemorar 90 anos de literatura amadiana é percorrer todo o século XX, justamente a formação de um país que buscava consolidar sua literatura e identidade nacional, iluminando um escritor que provocava e trazia à cena figuras não tão típicas como protagonistas de seus enredos: putas, vagabundos, alcoólatras, mulheres transgressoras, pais de santos, candomblé e a cultura africana e afro-brasileira. A sua obra consubstancia o grito de resistência e a luta do povo brasileiro contra um sistema opressor e espoliador.

O evento será organizado a partir de conferências, mesas–redondas, palestras e apresentações de comunicações. Ocorrerá no formato on-line com plataformas e dispositivos virtuais que integrem e permitam a participação indistinta de todos e todas, além de uma ampla divulgação nos meios midiáticos interativos.

Faça sua inscrição:

https://www.coloquiojorgeamado90anos.com.br/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas