Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022
Congressos

Colóquio Internacional “Bases de dados arquivísticas entre o projecto e a comunidade"

Início: Fim: Países: Portugal

Arquivos, Estudos Medievais

Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Colégio Almada Negreiros, Lisboa, Portugal e sessão via Zoom

Software livre e software proprietário”, “Plataformas digitais ao serviço da História” e “AtoM entre a metainformação descritiva e a reconstituição de arquivos” são as grandes linhas temáticas do workshop internacional, promovido pelo projeto VINCULUM, que reúne um conjunto de especialistas de várias nacionalidades para debater o papel das bases de dados arquivísticas entre o desenvolvimento do projeto de investigação e o usufruto a longo prazo pela comunidade.

Porquê usar software livre? Qual a visão do mundo empresarial face às diretivas europeias que sugerem a utilização de software livre e de código aberto nos sistemas de informação do Estado e nos projetos de investigação com financiamento público? Qual é a vantagem de adequar o software às necessidades de um projeto? Que tendências operativas marcaram os últimos anos? Quais são as estratégias e metodologias de trabalho que actualmente estão a ser utilizadas em projetos académicos para criar repositórios de informação autênticos? Estas são algumas das questões a que o workshop pretende dar resposta.

Esta actividade insere-se na iniciativa Encontros VINCULUM: Bases de dados e Arquivística Histórica. O programa dos Encontros divide-se em duas actividades:

  1. O Colóquio Internacional “Bases de dados arquivísticas entre o projecto e a comunidade”, que se realiza nos dias 7 e 8 de Julho no Arquivo Nacional Torre do Tombo e no Colégio Almada Negreiros – NOVA FCSH. Brevemente será enviado o link do Zoom para a transmissão.
  2. O workshop “Bases de dados arquivísticas em open source para historiadores”, que será ministrado pelo Professor Daniel Flores (Universidade Federal Fluminense) nos dias 11 e 12 de Julho, no Colégio Almada Negreiros – NOVA FCSH. Trata-se de um evento exclusivamente presencial.

Caso desejem, os potenciais interessados poderão inscrever-se no workshop e no Colóquio ou manter-se apenas num dos eventos. A admissão é livre, mas sujeita a inscrição prévia em: https://forms.gle/RMukibFeqdv8JTBV7.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas