Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Colóquio De 1822 a 2022: Brasil, Brasis em Construção – Debates

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Estudos Brasileiros, Estudos Culturais, História

Convidamos à participação no Colóquio De 1822 a 2022: Brasil, Brasis em Construção – Debates, que será realizado virtualmente pela Universidade Federal de Campina Grande (Cajazeiras-PB), entre os dias 03 e 07 de outubro de 2022, com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Cultura (GEPHC/UFCG/CNPq).

Se as efemérides devem ser sempre observadas com olhar crítico, elas também podem se constituir como oportunidades de debate e problematização de datas e eventos passados considerados marcantes na história de uma sociedade. Este ano de 2022 é particularmente evocativo para a sociedade brasileira, que, há duzentos anos, se tornou independente politicamente de Portugal e formou um Estado autônomo. Um século depois, o país foi palco de uma série de eventos que propunham repensar a jovem nação independente enquanto entidade coletiva e representativa e apontavam novos caminhos: a Semana de Arte Moderna de 1922, a fundação do Partido Comunista Brasileiro, o levante tenentista dos Dezoito do Forte, o centenário da independência....1822, 1922, 2022. Estes foram precedidos por outros, Canudos, Contestado, eventos que já demarcavam questões e problemas sociais e políticos da jovem nação.

Aproveitando assim a dupla celebração que marca este ano, do bicentenário da independência brasileira e do centenário da Semana de Arte Moderna, propomos um colóquio aberto à comunidade acadêmica da UFCG e ao público em geral que possibilite a reflexão e o debate não sobre estes eventos em si, mas sobre ideias centrais que os atravessam e constituem as histórias e memórias construídas sobre os mesmos. A saber, as ideias de “nação”, de “identidade”, de “liberdade” e de (in) dependência.

As inscrições ocorrerão entre os dias 19 e 30 de setembro de 2022. Informamos que para receber o certificado de participação de 15h é necessário que haja 75% de presença no evento, contabilizado através das listas virtuais de frequência disponibilizadas no YouTube ao final de cada transmissão.

Para maiores informações: https://linktr.ee/coloquiobicentenarioufcg

Siga também nosso Instagram: https://instagram.com/coloquio1822ufcg?igshid=YmMyMTA2M2Y=