Segunda-feira, 26 de Julho de 2021
Congressos

Colóquio “António Aragão – Os sinais são as evidências que permanecem sempre apontando”

Início: Fim: Países: Brasil, Portugal

Literatura

O ano de 2021 assinala o centenário do nascimento de António Aragão, que estudou história, urbanismo, arqueologia e etnografia; envolveu-se com artes, ofícios e mediações; escreveu poesia, prosa e letras.

O evento “multiplicidade da experiência, António Aragão (1921-2008), antena recetiva” pretende celebrar, conhecer e dialogar, no Porto, no Funchal, na Calheta e em Santa Cruz, entre Julho e Setembro de 2021, a obra deste autor madeirense.

O Colóquio, intitulado “Os sinais são as evidências que permanecem sempre apontando”, organizado pelo docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Rui Torres, terá lugar na Universidade Fernando Pessoa, em formato online, via zoom, nos dias 22 e 23 julho 2021.

PROGRAMA

[22 julho 2021 10h-12h]

Sessão de Abertura, com Nadine Trigo, Rui Torres, Bruno Ministro, Isabel Santa Clara, Emanuel Gaspar e Carlos Valente; seguida de Conferência Inaugural, por Bruno Ministro

[22 julho 2021 15h-17h30]

Sessões sobre História e Etnografia, com Diogo Marques, Ana Gago e Judite de Freitas; Pintura e Escultura, com Isabel Santa Clara e Eduardo Paz Barroso; Poesia Concreta e Visual, com Ana Cristina Joaquim, Wagner Moreira e Sara Lacerda Campino.

[23 julho 2021 10h-12h]

Sessões sobre Edição e Difusão, com Rui Miguel Ribeiro, Ana Salgueiro e Manuel Portela; Correspondência e Rede, com Fernando Aguiar, Rui Torres e Inês Cardoso; Diálogo e Comunicação, com Aurora Almeida de Miranda Leão e Rui Torres.

[23 julho 2021 15h-17h30]

Sessões sobre Poesia e Prosa, com Sandra Guerreiro Dias e Rosa Maria Martelo; Estética e Poética, com Rogério Barbosa da Silva e Eunice Ribeiro; Intervenção e Movimento(s), com Helena Rebelo e Diogo Marques; Tecnologia(s) e Suporte(s), com Pablo Gobira e Bruno Ministro.

Programa completo: https://po-ex.net/antonioaragao2021/coloquio/

Inscrição

Participação gratuita mas com registo obrigatório. Envie email para coloquioantonioaragao2021@gmail.com para receber ligações Zoom.

Fotografia de António Aragão cortesia de Fernando Aguiar

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas