Domingo, 03 de Julho de 2022
Congressos

Cinema correria: construção coletiva de um conceito

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Cinema

"CINEMA CORRERIA: construção coletiva de um conceito" é um evento online, interativo, transmidiático, com viés cultural e acadêmico que busca elaborar a ideia de "cinema correria" a partir da leitura coletiva de livros/textos/filmes e posterior debate, buscando a construção coletiva de conhecimento. De certa forma, podemos chamar este projeto de um jogo acadêmico-cultural com foco no desenvolvimento de conhecimento sobre o "cinema independente contemporâneo".

 

NOSSO EVENTO ACONTECE ONLINE NO YOUTUBE.COM/ZONADECINEMA NO DIA 07/05/2022 ÀS 16H.

 

A mediação do debate e a curadoria é feita coletivamente por Gisele Motta, Joelma Ribeiro e Paula Sancier. A ideia é que o debate seja o ponto culminante de um processo pedagógico inovador e transformador. A partir de uma dinâmica de trabalho intelectual que envolve leitura, fichamento, perguntas, respostas, conversas e debates, chegaremos em um produto final, além do vídeo do debate, um material em texto com as principais conclusões desenvolvidas.

 

São duas modalidades de participação:

 

CINÉFILO/PARTICIPANTE: o participante deve ser alguém que ama filmes com interesse em construir de forma coletiva a discussão sobre o conceito de CINEMA CORRERIA. O participante irá interagir no debate com as mediadoras, podendo intervir com questões e opiniões. O participante terá acesso às indicações de livros e filmes das mediadoras antes do debate e também colabora com indicações de filmes a partir do escopo dos textos. O participante se compromete a participar não somente no dia, mas interagir conosco da curadoria antes para trocarmos sobre referências de filmes, tirar e colocar dúvidas. Ele receberá um certificado de PARTICIPAÇÃO DO EVENTO.

 

OUVINTE/ESPECTADOR: o ouvinte é o espectador que poderá acompanhar o debate ao vivo e online assim como intervir com perguntas no chat, no dia do evento. Ele terá acesso aos textos indicados, mas as referências de filmes da curadoria será repassada apenas no dia do evento, com as sugestões mapeadas junto aos cinéfilos.

INSCRIÇÕES

As etapas são:

Etapa 1- Curadoria e convite a cineastas

Chamamos três realizadoras audiovisuais (cineastas) expoentes do CINEMA CORRERIA, a saber: Gisele Motta, da zona oeste do Rio de Janeiro; Joelma Ribeiro, do Acre; e Paula Sancier, da zona norte do Rio de Janeiro. Cada uma de nós indica uma obra em texto para discussão do evento. Nós seremos responsáveis por sintetizar as obras durante o debate, a partir de uma leitura crítica. Acrescentamos também referências fílmicas, assim como abriremos para receber outras inspirações dos participantes do evento, os cinéfilos para conversar sobre o tema a partir da leitura dos textos a seguir.

 

Leitura indicada por Gisele Motta: "Novíssimo cinema brasileiro: práticas, representações e circuitos de independência, de Maria Carolina Vasconcelos Oliveira.

 

Leitura indicada por Joelma Ribeiro: Mulheres periféricas fazendo cinema: o caso do filme @predioposto13 - meu nome é união, de Louise Teixeira.

 

Leitura indicada por Paula Sancier: Cinema de garagem: panorama da produção brasileira independente do novo século. Marcelo Ikeda e Dellani Lima (Orgs.)

 

Etapa 2 - Chamada de cinéfilos

Abriremos uma chamada pública para inscrição de espectadores /"cinéfilos" interessados em participar do debate e selecionaremos cinco pessoas que poderão intervir no debate para trazer referências de outras leituras/filmes, que serão indicadas no programa do evento pelos realizadores convidados. Essa pessoa se compromete a ler/assistir as obras em questão e participar com perguntas, e ganhará certificado de participação.

 

Etapa 3 - Realização do debate online

Evento ao vivo e online. Os convidados realizadores trarão suas impressões sobre os textos, costurando com os filmes. Os cinéfilos podem intervir na conversa trazendo exemplos e questões a partir das referências indicadas. Uma relatoria do encontro será feita. Nos comentários do Youtube, os ouvintes espectadores podem interagir ao vivo. Os espectadores precisam se inscrever para receber o certificado.

 

CRONOGRAMA COMPLETO:

INSCRIÇÕES DE CINÉFILOS ATÉ DIA 07/04/2022

DIVULGAÇÃO DOS CINÉFILOS SELECIONADOS: 15/04/2022

CONTATO COM OS CINÉFILOS: ENTRE OS DIAS 26/04 E 02/05/2022

INSCRIÇÕES DE OUVINTES PARA RECEBER CERTIFICADO ATÉ DIA 06/05/2022

DIA DO EVENTO: 07/05/2022 ÀS 16H NO YT DO ZONA DE CINEMA

 

Qualquer problema, dúvida ou erro neste formulário entre em contato: fotografiafeitadeafeto@gmail.com

https://www.facebook.com/zonadecinema.art

https://www.instagram.com/zonadecinema.art/

 

Patrocínio:

Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (Secec)

Governo do Estado do Rio de Janeiro

#culturapresentenasredes2 #sececRJ #culturapresente

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas