Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Ciclo de Seminários “Património industrial. Património partilhado”

Início: Fim: Países: Portugal

Património Industrial

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o ISTAR-IUL, a FCSH da Universidade Nova de Lisboa, o ICOMOS-Portugal e a APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, organizam um Ciclo de Seminários “Património industrial. Património partilhado”, no âmbito dos trabalhos em curso no Mestrado Integrado em Arquitetura e no Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos do ISCTE-IUL, e do tema proposto pelo ICOMOS para celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano dedicado a “Culturas partilhadas, património partilhado, responsabilidades partilhadas”.

Pretende-se refletir e debater o património industrial, nas suas vertentes histórica e arqueológica (sessão 1); arquitetónica - reabilitação integrada (sessão 2); musealização e envolvimento da sociedade (sessão 3). Uma visita guiada à Fábrica da Pólvora de Barcarena, em Oeiras, integra o evento.

Os seminários terão lugar nos dias 17 de fevereiro, 24 de março e 30 de abril de 2020, entre as 10h e as 12h30. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória (aceda aqui), limitada à capacidade do auditório. No final será entregue um certificado de presença.