Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022
Congressos

Ciclo de conferências “Resistência no Feminino”

Início: Fim: Países: Portugal

História, Mulheres

O ciclo de conferências “Resistência no Feminino” procura resgatar memórias e testemunhos de mulheres que resistiram de diferentes formas à opressão, discriminação e repressão. Trata-se de falar sobre mulheres enquanto sujeitos históricos ativos e intervenientes, criadores de mudança, a quem é fundamental reconhecer e recordar o seu papel na resistência. Para tal, convocamos todos os cidadãos, instituições e a comunidade em geral para a participação num espaço de encontro, que permita a partilha, o debate e a reflexão sobre estas problemáticas, procurando interligar as experiências individuais de cada uma destas mulheres, resistentes, com a própria sociedade.

A primeira conferência realizar-se-á no próximo dia 21 de abril de 2022 com o tema: “Os familiares dos opositores à ditadura do Estado Novo: contribuição das narrativas para a construção da memória da resistência” e procurará reinterpretar a resistência ao regime ditatorial de Salazar, agregando os testemunhos dos familiares dos opositores políticos, que, enquanto outros protagonistas da resistência, irão contribuir para a reconstituição da história da oposição.

Contaremos com os testemunhos de Maria José Ribeiro, Álvaro Pato, Rui Pato, Herculana Velez, Humberto Candeias, Silvina Madalena Veiga Santos, Mário Rui Sena Lopes, José Sena Lopes, Adelino Pereira da Silva, Maria de Lurdes Valverde, Guida Pinhão, Margarida Machado e Carlos José Vitoriano.

Oradores:

• Isabel  Soares, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, Directora do Colégio Moderno

• Conceição Matos, activista política, militante do PCP, membro da ex-CNSPP, membro da URAP

• Dr. Levy Baptista, advogado, Deputado Constituinte (MDP/CDE), executivo da CNSPP

• Marianela Valverde, doutoranda de História Contemporânea da NOVA FCSH, investigadora do núcleo HTC – CFE

Moderação: 

• Maria Fernanda Rollo, Historiadora, HTC – CFE, NOVA FCSH e Fundação Mário Soares e Maria Barroso

Para mais informações consulte o site: https://resistencianofeminino.fcsh.unl.pt

Para proceder à inscrição para assistir ao evento: https://resistencianofeminino.fcsh.unl.pt/inscricoes/

O link da transmissão: : https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86896379969


Resistência no Feminino
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
História, Territórios e Comunidades | History, Territories and Communities - CFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas