Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Ciclo de conferências "Produção de conhecimentos e transferências culturais no contexto transregional" no IAI

Início: Fim: Países: Alemanha

Estudos Ibero-Americanos

A linha de investigação "Produção de saberes e transferências culturais: América Latina em contexto transregional" do Instituto Ibero-Americano (IAI, pela sigla em alemão), sediado em Berlim, está acompanhada pelo ciclo de conferências "Produção de Conhecimento e Transferência Cultural em contextos transregionais". As conferências na série são intencionadamente não limitados à América Latina, porque tem muito interesse em discussões com colegas que tratam com as temáticas de produção de conhecimento e transferências culturais centrando em outras regiões.

Palestras 2020 (primeiro semestre):

09.01.2020: Carla Guillermina García (Universidad de Buenos Aires; Universidad Nacional de San Martín): José de Mesa y Teresa Gisbert en la expansión de la historiografía artística en Sudamérica

13.02.2020: Ana Paula Sampaio Caldeira (Universidade Federal de Minas Gerais): Ramiz Galvão na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (1870-1882): notas sobre a categoria de mediação cultural

12.03.2020: Wiebke Keim (Université de Strasbourg): Die globalen Sozialwissenschaften unter dem Eindruck von BRICS und neuen Seidenstraßen

16.04.2020: Jozef Szykulski (Universidad de Wrocław): Investigaciones arqueológicas en el estuariodel Río Tambo. Primeras sociedades agro-alfareras de la región y elproblema de la expansión Tiwanaku

14.05.2020: Kathrin Seidl (Brandeis University in Waltham, Massachusetts): Wie ein Flüchtling veränderte, was die Kolumbianer lasen

18.06.2020: Martha Isabel Gómez Lee (Universidad Externado de Colombia): Pueblos indígenas y políticas deconocimientos tradicionales asociados a recursos genéticos. Una miradadesde el “buen vivir”

Endereço: Potsdamer Straße 37, 10785 Berlin (Tiergarten)

O Instituto Ibero-Americano (IAI) se encontra do lado da Biblioteca do Estado (Staatsbibliothek zu Berlin), edifício Potsdamer Straße, e na frente da Nova Galeria Nacional (Neue Nationalgalerie).