Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Ciclo de Conferências DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Cultura, História, Património Alimentar, Património Cultural, Património Imaterial

O Ciclo de Conferências DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia acontece nos dias 24 e 25 de novembro em Lisboa. Os estudos sobre o Património Alimentar da Lusofonia têm sido desenvolvidos de forma sistemática no meio académico português e brasileiro, em articulação com instituições de perfil cultural diverso (com destaque para museus e autarquias), graças à investigação de um vasto grupo de pesquisadores, congregados no projeto transnacional DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia.

​É com o objetivo de divulgar junto da sociedade civil os resultados publicados com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian que se promove o presente ciclo de conferências. Destina-se esta iniciativa a revelar tanto a documentação escrita (Scripta) analisada e livros produzidos, como as fontes materiais (Realia).

​O ciclo organiza-se em duas sessões, nas quais se abordam pilares da formação das identidades das culturas alimentares portuguesa e da lusofonia. Do período anterior à fundação de Portugal, considera-se a matriz mediterrânea, trazida por Gregos e Romanos até à Península Ibérica, bem como a cultura indígena (dos Lusitanos), sessão denominada “A globalização alimentar do Mediterrâneo Antigo”, no dia 24, Academia de Marinha.

Já sob o signo da nacionalidade, assiste-se, durante a Idade Média e a Época Moderna, tanto à afirmação da literatura culinária em língua portuguesa, património escrito e cultural que muito deve às influências de outras cortes europeias, bem como ao influxo de novos alimentos e hábitos na “dieta” (regime alimentar e modo de vida) dos Portugueses e dos Europeus, em resultado do contacto com os Novos Mundos. Esta sessão do ciclo intitula-se “Alimentação e saúde em terra e no mar: das cortes e mosteiros ao quotidiano dos navios” no dia 25, no Museu Nacional de Arqueologia.

Mais informações e inscrições na página da DIAITA.