Terça-feira, 16 de Agosto de 2022
Congressos

The datafied child: growing in the algorithmic conundrum - Children, Youth and Media ECREA section preconference

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências da Educação, Media

12 de outubro de 2022

Evento online (Zoom)

Participação gratuita

Call for papers aberta até 20 de julho

Na era digital, as crianças em idade escolar são cada vez maiores consumidores digitais, altamente expostos a diferentes meios digitais - particularmente meios móveis -, e vivendo imersas num mar de dados e informação. Aproveitada de uma forma apropriada e significativa, a tecnologia digital pode ser um ponto de mudança para crianças de famílias com baixos rendimentos, para crianças com necessidades especiais, bem como para jovens migrantes e outros grupos vulneráveis ou em risco - abrindo novas portas para se envolverem em dinâmicas sociais, políticas e económicas. Contudo, se o acesso for mantido restrito, se os direitos digitais das crianças não puderem ser garantidos ou quando as competências em matéria de literacia mediática e de informação (MIL) não forem promovidas eficazmente, a tecnologia digital pode conduzir à amplificação das clivagens existentes. Isto pode tornar difícil para as gerações mais jovens desfrutar do potencial de capacitação que pode decorrer das suas interações com as tecnologias. 

Neste cenário, conceitos como algoritmos, economia da atenção, produsage, metaverso, cidadania digital e participação são mais do que palavras-chave utilizadas em discursos sócio-políticos e económicos. São aspectos chave e mediadores da vida quotidiana. Considerando o seu impacto, é essencial que estas palavras-chave sejam considerados a partir de múltiplas perspectivas e através das lentes dos diferentes intervenientes, incluindo o governo, o meio académico, a indústria e a sociedade civil. Por conseguinte, com este evento, pretende-se promover o estabelecimento de diálogos a fim de unir forças para prevenir impactos negativos, promover o crescimento positivo e o envolvimento das gerações mais jovens com as tecnologias digitais, e desenvolver novas pedagogias e conhecimentos transferíveis (Fedorov, Levitskaya & Camarero, 2016; Nupairoj, 2016). 

Convidamos todos os estudantes, investigadores, profissionais, youth workers, membros de ONG e outros (membros e não membros da ECREA) com conhecimentos e/ou interesse nos tópicos desta pré-conferência a participar e envolver-se em discussões em mesas-redonda e sessões de apresentação e curtos papers (participant-lead sessions).

Mais informações: https://cymecrea.wordpress.com/2022/05/27/cym-section-pre-conference-2022/

Questões/ dúvidas: ana.oliveira@ulp.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas