Sábado, 20 de Abril de 2024

Chamada para trabalhos - Viajantes e Viajados na América, séculos XIX e XX

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Chamada para trabalhos, Ciências Sociais, Estudos Latino-Americanos, Geografia, História

Chamada para trabalhos aberta para o Simpósio Viajantes e viajados na América. A representação das  sociedades americanas na narrativa de viagens de europeus e americanos, séculos XIX e XX. Coordenado por Pilar García Jordán, Universitat de Barcelona (Espanha) e Maria de Fátima Costa, Universidade Federal de Mato Grosso (Brasil), o simpósio faz parte do XVIII Congresso Internacional de Ahila (Associação de Historiadores Latino-americanistas Europeus) que acontece em Valência de 5 a 9 de setembro de 2017.  Os investigadores interessados têm até o 15 de outubro para enviar os trabalhos.

Eixo temático

Simpósio 41 - AHILA 2017. O objetivo do simpósio é refletir sobre as representações (escritas, iconográficas, cartográficas) elaboradas, primeiro, pelos viajantes europeus (exploradores, científicos, missionários, artistas, empresários) sobre as sociedades americanas, os princípios ideológicos da época, as categorias principais utilizadas e a eventual influencia que sofriam dos olhares americanos.

Além disso também considera as representações desenvolvidas pelos ¨viajados¨ americanos (científicos, viajantes, funcionários, intelectuais, artistas) com o objetivo de aclarar a aceitação, recusa ou reelaboração dos relatos europeus, a codificação que fizeram de sua propria realidade em que frequentemente, se construiram como um ¨nós¨civilizado frente a um “outro” indígena, e a eventual transculturação produzida.

Mais informações através dos e-mails de Pilar García Jordán pgarciajordan@ub.edu e Maria de Fátima Costa mfcosta@ufmt.br , na chamada para trabalho completa em anexo e no site da Ahila2017.