Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Chamada para trabalhos: Conferência Internacional O leitor do museu

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Acessibilidade Cultural, Arte, Cultura, Museus, Património Cultural, Planeamento Cultural

A Conferência Internacional O Leitor do Museu: Que práticas os Museus do Século XXI devem perseguir, como e por quê? acontece nos dias 9 e 10 de março em Lisboa, no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado. Organizada pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa pretende propor linhas temáticas e pontos de destaque para estimular o pensamento,reflexão e debate de novas realidades, práticas e condições de trabalho identificadas nos museus do século XXI. Os investigadores interessados podem enviar propostas de trabalho até 13 de janeiro.

O objetivo do evento é analisar e sistematizar novos métodos e paradigmas, tendências e diferentes práticas e formas de imaginar o papel das instituições de arte no contexto da atual cena artística.
Haverá especial ênfase nos seguintes temas:

•     Museus na transição do século XX para o século XXI
  •     O museu e o conceito neoliberal de cultura
  •     As transformações paradigmáticas das instituições de arte no contexto da atual ordem social, econômica e política
  •     Crítica institucional como investigação do enquadramento e funcionamento das instituições de arte
  •     O museu como lugar de negociação e conflito
  •     O potencial das instituições e da nova esfera institucional: novo Institucionalismo, museologia radical, museologia crítica
  •     Crítica e experimentação em instituições de arte
  •     Práticas institucionais e não institucionais dentro do museu
  •     Desafios para museus e instituições de arte dentro de novas práticas artísticas
  •     A futura identidade das instituições de arte

Mais informações no Instituto de História da Arte e também através do e-mail themuseumreader2017@gmail.com.