Quinta-feira, 24 de Junho de 2021
Congressos

Chamada de trabalhos | XIII Encontro Nacional de História da Mídia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, História, Media

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – Alcar - convida pesquisadores, profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento para submeter trabalhos ao XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia até o dia 13 de junho de 2021. Neste ano o encontro será sediado pela Universidade Federal de Juiz de Fora e ocorrerá entre os dias 18 e 20 de agosto de 2021, de forma remota. O objetivo é reunir investigadores que realizam pesquisas que aproximam os campos da História e da Comunicação e que procuram sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o país. Durante três dias serão debatidas temáticas concernentes às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da memória e da história do campo e com os processos deontológicos que marcam cada uma das áreas envolvidas. A intenção das instituições realizadoras é proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre História da Comunicação em todas as suas nuances.

Em 2021, a Alcar apresenta, como tema privilegiado, #vidasnegrasimportam: racismos, violências e resistências nas dinâmicas do tempo. O tema surge nos Estados Unidos como #blacklivesmatter, sendo depois traduzido em vários idiomas. Sob esta temática serão incluídos debates e palestras a partir das múltiplas experiências do racismo no Brasil e no mundo ao longo do tempo. No evento estão previstas reflexões, buscando consciência histórica crítica, articulações de processos de sociabilidade e estruturas sociais raciais com fenômenos e dispositivos comunicacionais.

O XIII Encontro Nacional de História da Mídia possui nove Grupos Temáticos que se distribuem em: História do Jornalismo; História da Publicidade e das Relações Públicas; História da Mídia Digital; História da Mídia Impressa; História da Mídia Sonora; História das Mídias Audiovisuais; História da Mídia Visual; História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia. Para os GTs são aceitos textos de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Estudantes de graduação podem submeter artigos em parceria com seus orientadores. Profissionais e empresários que atuaram como testemunhas ou pesquisaram e reportaram a história da mídia também são convidados a enviar propostas.

O processo de submissão, avaliação e aprovação dos trabalhos não está condicionado à formalização da inscrição no Encontro. No entanto, é necessário que o postulante comprove a realização de sua inscrição e o pagamento da respectiva taxa para que possa participar e apresentar o trabalho no evento, receber certificado de participação, e para que a produção conste nos Anais do Encontro. Os dois melhores trabalhos apresentados em cada GT serão incluídos no e-book do XIII Encontro Nacional de História da Mídia. Os trabalhos de estudantes de graduação, submetidos em co-autoria com seus orientadores, podem concorrer ao Prêmio José Marques de Melo.  

Calendário de Inscrições

Inscrições: 20 de abril a 23 de julho de 2021
Submissão de trabalhos: 26 de abril a 13 de junho de 2021
Divulgação da Carta de Aceite: até 20 de julho de 2021

Para mais informações e normas para submissão de trabalhos, acesse: https://alcarnacional2021.com.br/submissões-de-trabalhos/

Para se inscrever, acesse: https://www.even3.com.br/a2xendhdm2021/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas