Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Chamada para trabalhos

Colóquio A Imprensa Estudantil: da Ditadura à Democracia
Chamada de trabalhos

Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o Colóquio "A Imprensa Estudantil: da Ditadura à Democracia", que decorre a 28 de março de 2022, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa.

O Colóquio A Imprensa Estudantil: da Ditadura à Democracia assinala a passagem de 60 anos sobre a Crise Académica de 1962, decorrendo no mesmo ano em que, em Portugal, os dias de democracia superam os de ditadura.

Ao longo do século XX, ocorreram inúmeros quadros de contestação estudantil e diversas transformações no seio dos próprios movimentos. Em todas as circunstâncias, os jornais de associações e organizações estudantis universitárias, e de outros níveis de ensino, foram sempre importantes instrumentos de luta, constituindo uma fonte imprescindível para o estudo desta problemática.

O encontro visa promover o estudo, o debate e a reflexão, bem como a partilha de conhecimento, acerca da Imprensa Estudantil -  jornais, revistas, boletins, folhetos, cadernos, entre outros - contribuindo para o aprofundamento do conhecimento sobre os movimentos estudantis manifestantes durante o Estado Novo.

Apela-se à participação neste colóquio através da submissão de propostas de comunicações enquadradas nos seguintes temas (ou de outros considerados pertinentes):
• Génese e desenvolvimento da Imprensa Estudantil;
• Publicações periódicas e a sua história;
• Discursos sobre movimentos estudantis;
• Materiais de propaganda;
• Locais, instituições e protagonistas;
• Protestos, greves, manifestações e prisões;
• Crises Académicas e ativismo estudantil;
• Censura e repressão política;
• Imprensa estudantil e as Guerras;
• Perspectivas comparadas nacionais e internacionais.

Iniciativa promovida pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em colaboração com a BLX-Hemeroteca Municipal de Lisboa e o HTC-História, Territórios e Comunidades / NOVA FCSH.

Calendário
Receção de propostas: até 28 de fevereiro de 2022
Comunicação de resultados: até 7 de março de 2022
Inscrições: até 25 de março de 2022

As propostas de comunicações devem ser enviadas através de formulário eletrónico, onde devem constar: o nome do autor ou dos autores, a afiliação institucional, o título da proposta, um resumo de, no máximo, 500 palavras, três palavras-chave, uma breve nota biográfica (200 palavras no máximo) e contactos.

Formulário para submissão de propostas: https://forms.gle/QqkGsJwHjhYarVMZ7