Domingo, 25 de Julho de 2021
Congressos

Chamada de candidaturas para instituições para sediar o IV Congresso da AILPcsh e o XV CONLAB

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor

Ciências Humanas e Sociais

Chamada de candidaturas para instituições para sediar o IV Congresso da AILPcsh e o XV CONLAB

I. Introdução


A Direção da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh) anuncia a abertura de apresentação de propostas para a organização do XV Congresso Luso Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e o seu IV Congresso, a realizar-se até setembro de 2023.

A AILPcsh tem a sua origem no CONLAB, que foi realizado pela primeira vez em 1990 e que tem vindo a proporcionar vários momentos e dinâmicas importantes na vida das ciências sociais e humanas ao longo dos anos. No CONLAB juntam-se não só académicas/os dos países que têm o Português como uma das línguas oficiais, mas também investigadoras/es que trabalham em língua portuguesa a partir de outras regiões do mundo, promovendo o intercâmbio e a colaboração académica à escala global. Edições anteriores do CONLAB foram realizadas em Coimbra (Portugal), São Paulo (Brasil), Lisboa (Portugal), Rio de Janeiro (Brasil), Maputo (Moçambique), Porto (Portugal), Luanda (Angola), Braga (Portugal), Salvador (Brasil) e, Guarulhos (Brasil).

Por sua vez, os congressos da AILPcsh têm vindo a ter lugar no mesmo momento em que se realiza o CONLAB. O primeiro congresso da associação foi realizado em 2015, durante o XII CONLAB (Lisboa). O segundo congresso aconteceu em 2018, durante o XIII CONLAB (Guarulhos). E este ano, de 15 a 17 de Setembro, o terceiro Congresso da AILPcsh terá lugar em conjunto com o XIV CONLAB, ambos tendo como anfitrião o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Ao abrigo de seu Estatuto, a presente Chamada vem ao encontro dos objetivos e finalidades estabelecidas no Artigo 2 para apelar à comunidade acadêmica de ciências sociais e humanas a submeter propostas de candidatura para sediar o XV CONLAB e o IV Congresso da AILPcsh em consonância com os dispositivos estatutários, que acompanham a presente chamada.

As informações sobre a Associação, os Congressos da AILPcsh e o CONLAB estão disponíveis na página da AILPcsh, em http://www.ailpcsh.org/

II. Das condições para submissão de candidaturas
Qualquer instituição académica reconhecida, com um/a Diretor/a Local por si nomeada/o, que seja simultaneamente associada/o da AILPcsh com as quotas em dia e membro da instituição, se pode candidatar para organizar um Congresso da AILPcsh.

A candidatura de instituições de regiões e países que até agora não acolheram o CONLAB é vivamente encorajada.

A proposta deve contemplar os seguintes elementos:
1. O tema proposto, incluindo um esboço da chamada para a proposição de trabalhos;
2. A relevância da instituição e/ou cidade em relação ao tema proposto;
3. O local proposto e a apresentação do mesmo, com uma curta descrição tendo em atenção o número de salas e sua capacidade; a presença nas proximidades de locais para garantir a alimentação dos congressistas; condições de transporte, etc.;
4. Uma apresentação da cidade anfitriã, nomeadamente em termos de alojamento junto ao local do congresso, da oferta de restaurantes e de espaços culturais, e da diversidade de transportes a partir de outras regiões globais;
5. Uma lista preliminar das/os principais oradoras/es, sendo que das/os quatro a serem selecionadas/os, um/a deve ser membro de uma universidade do país anfitrião;
6. A composição de um Comité Local, que deve incluir a apresentação do/a Diretor/a Local, ao/à qual caberá supervisionar os aspectos logísticos associados à organização do Congresso;
7. Demonstração de capacidade financeira para organizar o congresso e um orçamento indicativo, incluindo receitas das inscrições no congresso. Note-se que a instituição anfitriã é responsável por todos os requisitos financeiros, seja internamente ou com o apoio de patrocinadores. O apoio da AILPcsh é exclusivamente institucional e académico, sendo o pagamento da quota de associada/o obrigatória para a inscrição no congresso.
8. Proposta de datas adequadas para os Congressos (quatro dias consecutivos, de preferência de Quinta-feira a Domingo). Recomenda-se que o evento ocorra até no máximo o final de setembro, considerando-se o mandato cessante da atual Direção em 04 de outubro de 2023.

III. Dos prazos e endereço de submissão das candidaturas:
Envie a sua proposta como um documento em PDF único até 20 de Agosto de 2021.

A proposta de candidatura deve ser enviada para o email: ailp.secretariado@ailpcsh.org

IV. Disposições Gerais:
Durante a Assembleia Geral da AILPcsh, a ter lugar virtualmente e presencialmente em Coimbra a 17 de Setembro de 2021, serão apresentadas as candidaturas e tomada a decisão sobre o local de realização dos próximos Congressos.

Os casos omissos na presente chamada serão resolvidos pela Direção, e, em última instância, pela Assembleia Geral em 17 de setembro de 2021.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas