Domingo, 16 de Maio de 2021
Congressos

CFP: Decolonisation and Colonial Legacies

Início: Fim: Países: Reino Unido

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais

As implicações dos seus passados imperiais continuam a afetar as políticas internas e externas contemporâneas de seis Estados-membros da União Europeia (França, Reino Unido, Portugal, Bélgica, Países Baixos e Espanha). Estas heranças históricas conectadas se manifestam claramente nas diversas associações diplomáticas, reunindo países outrora colonizados por aqueles estados: La Francophonie, the Commonwealth, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e Cumbre Ibero-Americana; mas todos os seis estados europeus mantêm vínculos institucionais diversos. Uma análise comparativa destas instituições é oportuna, visto que se tem produzido pouca pesquisa académica relevante relativamente às formas em que os decisores políticos europeus continuam a lutar com os legados duradouros do processo de descolonização.
 
Esta conferência irá centrar-se na complexa teia de legados pós-imperiais destes países da União Europeia e das suas sociedades, em termos de instituições políticas, relações de imigração e da comunidade, do comércio, do investimento e da ajuda e da cultura e educação. O objetivo é promover novas pesquisas sobre o processo crítico de transição das antigas potências imperiais, bem como estimular o contacto entre historiadores, cientistas políticos e estudiosos nas relações internacionais, e os atores contemporâneos.
 
A organização convida para a submissão de resumos sobre os seguintes aspectos da herança colonial e os processos de transição na Grã-Bretanha, Portugal, França, Espanha, Holanda e Bélgica:
 
• As instituições políticas e o desenho de políticas
• As relações comerciais e de investimento e os modos de organização
• As relações culturais (incluindo educação e formação; media e memória)
• Os marcos legais e o discurso
• As políticas de ajuda e desenvolvimento
• A dimensão nacional em oposição às organizações supranacionais
 
Os resumos (250-300 palavras) junto com informações biográficas (150 palavras) deverão ser enviadas para a Dra. Sue Onslow, Institute of Commonwealth Studies (sue.onslow@sas.ac.uk), até o 31 de março de 2015.
 
Decolonisation and Colonial Legacies
 
Institute of Commonwealth Studies, School of Advanced Study, University of London, em parceria com King’s College London, Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Université Paris Diderot
 
21 e 22 de outubro de 2015
 
The Chancellor's Hall (Senate House, first floor)
Senate House
Malet Street
London WC1E 7HU
 
Mais informações: http://events.sas.ac.uk/icws/events/view/17396/+Call+for+papers%3A+Decolonisation+and+Colonial+Legacies
 
Museu do Negro do Rio: Alegoria do Colonialismo Holandês, 1693; CC BY-NC-ND 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas