Segunda-feira, 17 de Maio de 2021
Congressos

Call for Papers | Simpósio sobre a música de carnaval

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Canadá, Portugal

Chamada para trabalhos, Música, Musicologia

Convidamos pesquisadoras e pesquisadores a enviarem propostas para apresentações no nosso Simpósio sobre a música do carnaval. O evento será realizado virtualmente em 2 de outubro de 2021, e organizado pelo Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e pela Ryerson University (Canadá). O ano de 2021 pode ser excepcional como um ano sem o carnaval anual em muitas partes do mundo, e esta ausência pode nos convidar a refletir sobre os papéis, os significados e as funções da música associada com as tradições carnavalescas. Temos a honra de ser acompanhados neste evento pelo palestrante principal, Prof. Gage Averill da University of British Columbia (Canadá), e nossa convidada musical especial: percussionista, líder de blocos e educadora musical Thaís Bezerra do Rio de Janeiro.
 
Estamos especialmente interessados em trabalhos focados em eventos festivos que se entendem dentro da linhagem das tradições carnavalescas que surgiram na Europa católica medieval e se espalharam pelo mundo através do colonialismo e da migração. No entanto, estamos também abertos a trabalhos que usam o carnaval de forma criativa e o "carnavalesco" para investigar eventos ou gêneros relacionados. Da mesma forma, convidamos trabalhos etnográficos, históricos e teóricos especificamente focados no que os praticantes entendem como "música de carnaval", bem como apresentações que exploram as experiências acústicas mais amplas do carnaval. Os participantes do Simpósio ganharão novas perspectivas sobre as convergências, os paralelos, as divergências e as particularidades locais das diversas manifestações das tradições carnavalescas e os papéis vitais que a música desempenha na mobilização e animação das festividades.
 
Para fazer uma apresentação de 20 minutos, por favor envie um resumo de até 250 palavras para Andrew Snyder e Sean Bellaviti (asnyder@fcsh.unl.pt) até o 30 de abril de 2021. Embora as apresentações em inglês possam ser as mais amplamente entendidas, os resumos e as apresentações podem ser em inglês, português, espanhol ou francês.
 

Fonte: inetmd.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas