Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2022
Congressos

Call for papers: "Bicentenário da Independência brasileira: reflexões e perspetivas"

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Portugal

Chamada para trabalhos, História, Relações Internacionais

O colóquio “Bicentenário da Independência Brasileira: reflexões e perspetivas” é organizado pelo CEI-Iscte, em parceria com o CIES-Iscte e a Casa do Brasil, nos dias 10 e 11 de novembro de 2022. O prazo para envio de comunicações para o Encontro de Jovens Investigadores foi alargado até 10 de outubro, com possibilidade de apresentações online.

Celebram-se este ano os 200 anos da Independência do Brasil. Aproveitando esta efeméride, o Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte) e o Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-Iscte) do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, com o apoio do Doutoramento em História Moderna e Contemporânea e do Doutoramento em Estudos Internacionais, organizam um colóquio subordinado ao tema “Bicentenário da Independência brasileira: reflexões e perspetivas”, que será seja um espaço de reflexão e debate sobre temas relativos à independência e evolução histórica do Brasil desde 1822 até ao presente.

No âmbito deste evento, iremos organizar a 11 de novembro de 2022, um encontro destinado à participação de jovens investigadores (doutorandos ou recém-doutorados), onde pretendemos debater as problemáticas que envolvem os 200 anos do Brasil independente, tendo como base uma perspetiva no âmbito da História e das Relações Internacionais do Brasil.

Encontra-se aberto o período para apresentação de propostas em três áreas:

  • “As diferentes independências do Brasil” – neste tópico inclui-se as diferentes perspetivas acerca da independência do Brasil, como foi percecionada, quer no momento, quer também no impacto que teve ao longo do tempo, em termos de grupos sociais particulares (mulheres, indígenas, negros, grupos profissionais ou grupos políticos, etc.).
  • “O Brasil e as suas relações atlânticas” – um dos objetivos do encontro é enquadrar a independência brasileira no seu contexto regional e analisar o seu impacto, no tempo e no espaço. Este painel poderá abordar questões como o impacto das independências das restantes colónias ibero-americanas ao longo do século XIX, as relações que se estabeleceram entre si, as relações pós-coloniais com os países ibéricos, entre outros.
  • “O Brasil como ator global” – esta é uma temática que procura sobretudo refletir o papel do Brasil como ator internacional, não sódo ponto de vista regional, mas também global. Como se irá comportar internacionalmente o Brasil, depois de ser claramente identificado como uma das potências emergentes do início do sec. XXI? Qual o impacto que a mudança na liderança política e o resultado eleitoral de outubro de 2022 poderá ter na política externa brasileira? O que poderemos esperar do Brasil como potência regional? Estes serão alguns dos temas deste painel.

As propostas devem ser enviadas até ao dia 10 de outubro de 2022 a indicar o painel a que se propõe participar, para bicentenariobrasil.iscte@gmail.com e incluir:

  • Um resumo com até 300 palavras;
  • CV resumido do autor (até 100 palavras);
  • até quatro palavras-chave.

Serão aceites propostas em português, espanhol, inglês e francês.

As comunicações poderão ser apresentadas em formato presencial ou online. É dada preferência ao modo presencial.

Os resultados das propostas serão enviados até ao dia 17 de outubro de 2022.

Comissão científica:

  • Prof. Doutora Ana Mónica Fonseca, CEI-Iscte
  • Prof. Doutora Maria João Vaz, CIES-Iscte
  • Prof. Doutor Luís Miguel Carolino, CIES-Iscte
  • Prof. Doutor Luís Nuno Rodrigues, CEI-Iscte
  • Prof. Doutor Paulo Teodoro de Matos, CIES-Iscte

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas