Sexta-feira, 29 de Março de 2024

AzLab #8: Salvaguarda

Início: Fim: Países: Portugal

Património

A Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Museu Nacional do Azulejo convidam para a jornada Salvaguarda (AzLab #8).

O desaparecimento constante de conjuntos azulejares, seja por delapidação, furto, vandalismo, venda ou apenas por incúria ou abandono constitui, ou deveria constituir, motivo de grande preocupação comum na medida em que esta é uma das artes que mais identifica a herança cultural portuguesa.

Os mecanismos de salvaguarda do azulejo são muito reduzidos, desde logo a nível dos instrumentos de gestão urbanística, e não respondem, de forma efectiva, aos problemas identificados.

A presente sessão do AzLab pretende contribuir para um debate alargado sobre estas questões, centrando a sua atenção na preservação dos revestimentos azulejares in situ, que consideramos essencial como ponto de partida para esta discussão. Antes de nos debruçarmos sobre o problema da circulação e do tráfego de azulejos, importa chamar a atenção para a especificidade deste património, que deve ser entendido na sua articulação com a envolvente, ou seja, em contexto. Assim, é na discussão sobre os mecanismos de salvaguarda (existentes ou não) e nas possíveis contribuições para a sua efetiva implementação que esta sessão do AzLab encontra a sua justificação, procurando participar de forma positiva num debate que se quer cada vez mais alargado e com resultados práticos.

SALVAGUARDA

12 de Novembro de 2014 | 18h00 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | sala 5.2

Convidados:
Elsa Garrett Pinho [Direção Geral do Património Cultural]
Paulo Ferrero [Fórum Cidadania Lx]

Moderador:
Maria João Neto [ARTIS - Instituto de História da Arte/FLUL]

Elsa Garrett Pinho
Doutorada em Belas-Artes (Ciências da Arte/Museologia), pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com a dissertação “A evolução das coleções públicas em contexto democrático. Políticas de incorporação e vetores de crescimento nos Museus de Arte da Administração Central do Estado (1974-2010)”. Assessora da carreira Técnica Superior do quadro de pessoal da Direção-Geral do Património Cultural (desde 2012) e anteriormente do IPM e do IMC-IP (1998-2012). Docente convidada no Curso de Mestrado em Museologia e Museografia da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (desde 2005), onde leciona Princípios da Gestão de Museus e Legislação do Património e de Praxis e Gestão Museológica. É autora de vários artigos e livros sobre património cultural e museus.

Paulo Ferrero
É licenciado em Economia e fundador do Fórum Cidadania Lx. Foi assessor de Gabinete junto do SEC (2012) e de Vereação na CML (2007-2011), e deputado municipal substituto (2009-2011).

Organização
Museu Nacional do Azulejo