Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Aula Aberta: Os Portugueses e a Revolução de Abril, 40 Anos Depois

Início: Fim: Países: Brasil

Ciências Sociais

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado de Rio de Janeiro, convida para a Aula Aberta «Os Portugueses e a Revolução de Abril, 40 Anos Depois», ministrada por Marina Costa Lobo, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e organizada pelos professores João Feres e Fabiano Santos, no âmbito do curso «Política Brasileira». O evento ocorrerá no dia 2 de dezembro pelas 14 horas.

Os Portugueses e a Revolução de Abril, 40 Anos Depois
Marina Costa Lobo (ICS/Universidade de Lisboa)
2 de dezembro de 2015

Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Rua da Matriz, 82, - Botafogo - Rio de Janeiro , RJ

Marina Costa Lobo (Lisboa, 1972) doutorou-se em Ciência Política na Universidade de Oxford, com uma tese sobre o Poder do Primeiro-Ministro e o funcionamento do Governo no Portugal democrático. É investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais onde desenvolve trabalhos na área das instituições e comportamentos políticos dos portugueses em perspectiva comparada. Tem publicado sobre instituições políticas em Portugal, partidos políticos e a UE, e sobre o impacto dos lideres no comportamento de voto. Desde 2001 que é codiretora do Projeto Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses. No âmbito deste projeto, ajudou a elaborar os primeiros inquéritos pós-eleitorais realizados em Portugal, nomeadamente nas eleições legislativas de 2002 e 2005 e nas eleições presidenciais de 2006.

Através deste Projeto passou a integrar várias redes de pesquisa internacional: o CSES (Comparative Studies of Election Systems), o EES (European Election Studies), o CNEP (Comparative National Election Project) e o INTUNE (Integrated and United). Em 2007 tornou-se co-directora da Revista Internacional South European Society and Politics.

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desenvolve pesquisas de alto nível nas diversas áreas da sociologia e da ciência política. Seus núcleos de pesquisa vinculam estudantes de mestrado e doutorado em mais de 30 projetos de investigação, distribuídos por diversas linhas de pesquisa. Os professores do IESP compõem o corpo docente dos programas de Mestrado e Doutorado em Sociologia e Ciência Política da UERJ, aprovados pela CAPES em 2010.

IESP
Rua da Matriz, 82, - Botafogo - Rio de Janeiro , RJ
CEP: 22260-100 Brasil
Website: http://www.iesp.uerj.br