Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Através dos Livros #9: Livros que Tomam Partido

Início: Fim: Países: Portugal

História, Livros

Nona sessão do espaço de discussão em torno de livros e autores, que o Instituto de História Contemporânea (IHC) organiza em parceria com o Núcleo dos Estudantes de História da NOVA FCSH.

Agora ONLINE!

4 de Junho, 15h

O convidado da nona sessão é Flamarion Maués, que apresentará o seu livro, Livros que tomam Partido: Edição e Revolução em Portugal (1968-1980) (Parsifal, 2019). O comentário estará a cargo de José Manuel Lopes Cordeiro (ICS — Universidade do Minho) e a moderação será de Maria Inácia Rezola. Os participantes poderão colocar questões através do chat no canal YouTube do IHC.

Sobre o ciclo:
Num momento em que os sistemas de avaliação universitários tendem cada vez mais a premiar o artigo em revistas especializadas, queremos com esta iniciativa sublinhar a importância do livro (e da monografia em particular) como veículo por excelência para a difusão do saber histórico e, também, para o debate de ideias.

Neste espaço de discussão, daremos prioridade a obras recentes que correspondam a investigações originais e/ou sínteses que se proponham a desafiar ou rever paradigmas vigentes.