Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Congressos

As mobilidades no espaço e no tempo - Mobi 2016

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Antropologia, Chamada para trabalhos, Migrações

O Centro de Estudos de História do Atlántico (CEHA) sedia nos dias 10 e 11 de novembro o Colóquio As Mobilidades no Espaço e no Tempo, em Funchal, na Ilha da Madeira. Pretende-se analisar as várias etapas do “itinerário migratório”, dando assim voz a todos os protagonistas e a todas as formas de entender e sentir a mobilidade. Os investigadores podem enviar resumos de trabalhos até o dia 15 de setembro.

A mobilidade e as migrações têm sido, ao longo destes últimos anos, uma das matérias de debate do CEHA. A análise do “percurso migratório ou itinerário migratório”, que se desdobra em diferentes fases - a intenção de partir, os  preparativos da partida, a viagem, os primeiros momentos, a inserção e fixação no país de acolhimento e, por último, o regresso, fechando o ciclo, como refere Maria Beatriz Rocha Trindade - envolve muito mais do que números, gráficos e estatísticas.

A saída de um país implica uma variedade de fatores e, consequentemente, o estudo deste fenómeno terá de ter em conta as várias perspetivas, numa abordagem não só transnacional como globalizante. Estudar os múltiplos processos migratórios é decisivo para a reconfiguração identitária e para o debate sobre as dinâmicas sociais, culturais e políticas que marcam a sociedade portuguesa e insular. Neste paradigma, o espaço e o tempo têm um papel preponderante, proporcionando diálogos alargados, convergentes ou divergentes sobre uma realidade que a todos toca.

Os trabalhos relacionados com esse campo de estudo podem ser enviados para os correios eletrónicos: milsumav@inbox.com, claudiafaria.ceha@gmail.com e gracalves.ceha@gmail.com.

Mais informações na página do projeto Memória das gentes e edital da chamada para trabalhos em anexo.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas