Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Arquivos e Património da Sociedade Civil

Início: Fim: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Arquivos, Património

Entre os conceitos clássicos da teoria política utilizados no discurso científico contemporâneo, sociedade civil está entre os que conheceu uma mais expressiva recuperação nas últimas décadas, referindo-se sobretudo às associações voluntárias, aos movimentos e às redes sociais cuja intervenção na esfera pública marcou a emergência da contemporaneidade. Os estudos históricos ilustram a complexidade deste universo e o papel que as instituições para a ação coletiva desempenharam no processo histórico, como veículo principal para a participação cívica de homens e mulheres na construção das sociedades modernas.

O congresso Arquivos e Património da Sociedade Civil debaterá e promoverá projetos de salvaguarda da memória da ação coletiva.

Parte considerável dos estudos demonstra que, desde as revoluções liberais, a ação coletiva, institucionalizada ou informalmente organizada: promoveu alternativas às leis de mercado, baseadas na mutualidade e na cooperação; destacou-se na mitigação de carências sociais e na promoção de políticas públicas; reivindicou proteção e direitos sociais; impulsionou um novo tipo de sociabilidade, com relevantes funções pedagógicas e culturais; mobilizou largas camadas da população na defesa da liberdade, da paz e da prosperidade dos povos.

As associações e os movimentos sociais que marcaram dos séculos XIX e XX legaram um património material e imaterial incontornável para a reconstrução do nosso passado coletivo. A preservação e divulgação dos seus arquivos, coleções, espólios e testemunhos, reveste-se da maior importância para os investigadores e as instituições, para o progresso científico e cívico.

Neste sentido, convidamos investigadores, arquivistas, instituições da sociedade civil e públicas - associações mutualistas, cooperativas, culturais, desportivas, científicas, arquivos, museus entre outras - a participar neste debate com comunicações que incidam sobre os seguintes temas:

-Identificação e apresentação de fundos arquivísticos, coleções e espólios de instituições da sociedade civil;
-Recuperação e salvaguarda de fundos arquivísticos, coleções e espólios de instituições da sociedade civil;
-Organização e divulgação de fundos arquivísticos, coleções e espólios de instituições da sociedade civil;
-Reconstituição de fundos arquivísticos, coleções e espólios de instituições da sociedade civil existentes em entidades oficiais e particulares
-Investigação com base em de fundos arquivísticos, coleções e espólios de instituições da sociedade civil.

Enviar resumos com o máximo de 500 palavras, 4 palavras-chave e breve CV, até 31 de outubro de 2014, para: encontro.sociedade.civil@gmail.com

Arquivos e Património da Sociedade Civil.
Resgatar a Memória da Acção Colectiva em Portugal (Séculos XIX e XX)

Organização: Maria Fernanda Rollo (IHC-FCSH/UNL), Joana Dias Pereira (IHC-FCSH/UNL),
Bruno Monteiro(IHC-FCSH/UNL), Fernando da Mota (IHC-FCSH/UNL) e Sandra Patrício (IHC-FCSH/UNL).
Local: Lisboa | IHC-FCSH/UNL
Datas: 16 e 17 de Janeiro de 2015