Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Arquivos Audiovisuais. Guardar, mostrar, dar a ouvir

Início: Fim: Países: Portugal

Arquivos, Artes visuais

Encontro organizado pela linha temática Mediações Modernas do Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH) para promover o diálogo entre representantes de arquivos audiovisuais e investigadores.

16 de Dezembro, Campus de Campolide da NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE3

O encontro Arquivos Audiovisuais. Guardar, mostrar, dar a ouvir, desenvolve o conjunto de problemas e debates propostos pela Linha Temática “Mediações Modernas” em torno das fontes e escrita da história. Cada vez mais investigadores de história contemporânea recorrem a fontes audiovisuais. Por outro lado, os últimos anos têm assistido a transformações decisivas nos arquivos de imagem e som em Portugal. O encontro tomará assim a forma de oficina de trabalho, estabelecendo uma série de diálogos entre representantes de arquivos audiovisuais (nacionais e estrangeiros) e investigadores que, de diferentes origens disciplinares, se debruçam sobre as histórias do cinema, da música, da televisão, etc., e que terão aqui a oportunidade de partilhar questões metodológicas, dificuldades técnicas e problemas conceptuais.

ENTRADA LIVRE

Programa (PDF):

10h00 – Apresentação: Luís Trindade (IHC — NOVA FCSH)
10h15 – National Library of Norway: Lars Gaustad, Head of Moving Image Preservation, com Tiago Baptista (Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema / IHC — NOVA FCSH)
11h30 – Intervalo
11h45 – Arquivo Nacional das Imagens em Movimento: Tiago Baptista, Director do Departamento de Arquivo da Cinemateca Portuguesa, com Luís Trindade (IHC — NOVA FCSH)
13h00 – Pausa para almoço
14h15 – British Library: Janet Topp Fargion, Lead Curator, World and Traditional Music, com Salwa Castelo Branco (INET/MD, NOVA FCSH)
15h30 – Arquivo Nacional do Som: Pedro Félix, coordenador da comissão instaladora do ANS, com Filipe Reis (CRIA — ISCTE-IUL)
16h45 – Intervalo
17h00 – Arquivo Audiovisual da RTP: Hilário Lopes, sub-director do Arquivo Histórico da RTP, com Rita Luís (IHC — NOVA FCSH)

Imagem: Chris Lawton on Unsplash