Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Almas de Pedra. Escultura Tumular: da Criação à Musealização

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Chamada para trabalhos, Estudos Medievais, Museus

O Instituto de Estudos Medievais (IEM) e o Instituto de História da Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), juntamente com o Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e em colaboração com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e a Câmara Municipal de Odivelas organizam o Congresso Internacional “Almas de Pedra. Escultura Tumular: da Criação à Musealização”, que decorrerá de 2 a 4 de Novembro de 2017, no MNAA, em Lisboa.

Entendendo a escultura tumular como fonte privilegiada para o perscrutar da Idade Média e reconhecendo-lhe a sua complexidade de fenómeno simultaneamente artístico, estético, espiritual, histórico, antropológico, sociológico e cultural, pretende-se promover um debate verdadeiramente multidisciplinar em torno destas peças e dos processos que lhe deram origem. De igual modo, este congresso visa ampliar a abordagem destas esculturas, olhando-as também numa perspectiva patrimonial e museológica, através de uma atenção à materialidade das mesmas (a original e a que lhes foi frequentemente sobreposta), aos processos de restauro de que foram ou estão a ser objecto, às movimentações a que foram sujeitas e aos projectos de musealização que integraram ou poderão integrar. O texto completo de apresentação do congresso pode ser consultado em anexo.

Está aberto um call for papers, para apresentação de comunicações, e um call for projects, para apresentação de projectos de investigação em curso na área, ambos disponíveis em anexo.

Todas as propostas devem ser submetidas até ao dia 31 de Março de 2017, para almasdepedra2017@gmail.com