Segunda-feira, 22 de Abril de 2024
Congressos

À conversa sobre a historiografia francesa

Início: Fim: Países: Portugal

História

Biblioteca Nacional de Portugal

18 de Abril, 14h-16h

 

A historiografia francesa exerceu uma grande influência sobre a historiografia europeia e mundial, nomeadamente a partir da criação — e com o desenvolvimento — da escola dos Annales. Com a crescente importância global da língua inglesa na vida universitária, essa influência ou diminuiu ou tornou-se menos visível.

Esta mesa-redonda tem por objetivo identificar e discutir propostas desenvolvidas por correntes e sensibilidades historiográficas francesas. Sem pretensão à elaboração de uma visão panorâmica ou sistémica dessa historiografia e recusando qualquer tentação de a reduzir a uma unidade de sentido que descure as diferenças e oposições estabelecidas no campo historiográfico francês, quatro historiadores, Diogo Ramada Curto, Felipe Brandi, Maria de Lurdes Rosa e Mélanie Toulhoat, que de uma ou de outra maneira, mantiveram e conservam proximidade a universidades e historiadores franceses, elaboraram um pequeno texto em que respondem ao repto que dá título a este encontro: à conversa sobre a historiografia francesa. O objectivo será estabelecer uma reflexão conjunta em torno da escola histórica francesa, a sua ligação com as historiografias portuguesa e brasileira, e ainda a sua situação no interior das disputas internacionais pela hegemonia intelectual no campo historiográfico global.

O historiador francês, Patrick Boucheron, vai comentar as intervenções dos quatro colegas, sendo a sessão moderada por Victor Pereira.

 

ENTRADA LIVRE

 

Organizador: Felipe Brandi (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas